Topo

Custos dos Jogos Paris-2024 podem superar o orçamento em EUR 500 milhões

30/03/2018 11h08

Paris, 30 Mar 2018 (AFP) - As grandes obras dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 podem custar até 500 milhões de euros a mais que o previsto, segundo um relatório de especialistas entregue ao governo francês e divulgado nesta sexta-feira.

Para reduzir o custo excessivo em pelo menos 200 milhões de euros, os analistas propõem o cancelamento de várias obras e a redução da vila olímpica e do espaço reservado à imprensa, previstas para Seine-Saint-Denis.

O orçamento atual das infraestruturas para as Olimpíadas de Paris chega a três bilhões de euros, em um orçamento total de EUR 6,8 bilhões, incluindo os gastos de organização.

Uma das principais preocupações é o centro aquático olímpico, que tem localização prevista para Saint-Denis, ao lado do Stade de France, na periferia de Paris, e que receberá as competições de natação e saltos ornamentais.

Os especialistas alertam ainda para um "grande risco de atrasos na construção da vila olímpica", cujo projeto contempla 17.000 camas.

Possíves trabalhos arqueológicos poderiam atrasar a operação. "É necessário fazer em um prazo de seis anos uma operação que levaria 10 anos em condições normais", afirma o relatório.

"O Estado velará pelo respeito aos compromissos da França no que diz respeito às quantias orçamentárias previstas", afirmou o governo francês.

"Corresponde ao conjunto dos patrocinadores (...) proceder os ajustes necessários no projeto", completou o governo.

Os Jogos Olímpicos de Paris-2024 receberão durante 15 dias mais de 300 provas em 37 sedes situadas sobretudo na região da capital francesa.