Topo

CR7 e Buffon, duas lendas que desafiam a passagem do tempo

02/04/2018 16h11

Madri, 2 Abr 2018 (AFP) - O goleiro da Juventus, Gianluigi Buffon (40 anos) e o atacante do Real Madrid, Cristiano Ronaldo (33), desafiam a passagem do tempo e se mantêm entre os melhores do mundo em suas posições, antes de se enfrentarem nesta terça-feira pela partida de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

- Longe da queda -"O tempo é um tirano" afirmou Buffon em novembro, depois da eliminação da Itália na repescagem para a Copa do Mundo. Mas sem dúvida o tempo é mais clemente com ele do que com os demais.

Agora no grupo dos "quarentões", o arqueiro foi eleito o melhor jogador da Serie A da última temporada, com o título da competição e mais uma final de Liga dos Campeões perdida, justamente para o Real Madrid (4-1) com dois gols de CR7.

Por outro lado, a temporada 2017-18 está sendo mais irregular que as outras, entre lesões e jogos de descanso. Além disso, cometeu erros que poderiam ter custado caro, como saída de bola mal calibrada contra o Tottenham nas oitavas de final.

Algumas vezes foi questionado sobre a vontade de prolongar a carreira na próxima temporada.

Em todo caso, sua longevidade pode servir como inspiração para Cristiano Ronaldo, que já que o luso expressou desejo de jogar até os 40 anos em várias ocasiões.

Uma máquina fisicamente e trabalhador árduo, o português é um atleta sem igual. Mas sempre surgem os críticos, que indicaram uma queda de rendimento há alguns meses quando fez menos gols. Na época, atravessava litígio com o fisco espanhol e suspensão de cinco jogos por empurrar um árbitro.

Ainda assim, a seca de gols não o impediu de conquistar a quinta Bola de Ouro da carreira em dezembro, se igualando a Lionel Messi.

"Eu sempre penso que não existe ninguém melhor que eu, pelo menos dentro de campo", afirmou Ronaldo no final de março. "Como se costuma dizer, é preciso pensar grande".

- Quando os gigantes se reinventam -'Gigi' Buffon evoluiu muito com o passar dos anos. Jovem impetuoso e às vezes arrogante no início da carreira, o arqueiro ganhou autoridade no vestiário com o passar do tempo.

E entre seus companheiros e torcedores, como demonstrou quando seus aplausos calaram vaias da torcida ao hino francês durante Itália-França, em 2016.

E quando faleceu o zagueiro da Fiorentina, Davide Astori, suas palavras emocionaram toda Itália: "você era a melhor expressão de um mundo antigo, moda passada, em que os valores como o altruísmo, a elegância, a educação e o respeito aos outros era o mais importante".

Mas Ronaldo também não é o mesmo, apesar de manter o luxuoso estilo de vida e seu particular jeito de vestir.

Capitão da seleção portuguesa e terceiro capitão do Real Madrid, o atacante é mais responsável. Suas declarações são mais sensatas e fruto de maiores reflexões: "é extremamente pragmático e lúcido", resume Buffon.

Mas a maior mudança de CR7 se aprecia dentro dos gramados. Antes um driblador de lado de campo com extrema velocidade , o português se converteu em um definidor implacável jogando mais próximo da área.

"Demonstrou ser muito inteligente para mudar sua maneira de jogar. Gasta menos energia porque joga em uma posição mais ofensiva", analisa Buffon.

- 'Matador' contra 'imortal' -Apesar de revesar a titularidade com o polonês Wojciech Szczesny, Buffon segue sendo um goleiro de altíssimo nível: em 10 jogos oficiais em 2018, só sofreu quatro gols com a Juve.

Suas defesas e sua ambição contra o Tottenham, e várias lances decisivos contra a Argentina em seu 176º jogo com a Azzurra - recorde na Europa - lembraram porque continua sendo uma segurança debaixo das traves.

O mesmo acontece com Cristiano Ronaldo, dosificado por Zinedine Zidane para chegar na reta decisiva da temporada em sua melhor fase.

Em 2018, o português soma 21 gols em 14 jogos com o Real Madrid. E o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões (117 gols) está mais uma vez no topo da lista de goleadores da temporada (12).

Buffon sabe o que o espera: "tem uma precisão cirúrgica diante do gol. É um matador", disse o imortal italiano.

stt-jed/dif/iga/mcd/fa

JUVENTUS FOOTBALL CLUB