Topo

Roma sonha em se manter vivo na Champions diante do poderoso Barça

03/04/2018 14h13

Barcelona, 3 Abr 2018 (AFP) - A Roma visitará nesta quarta-feira o Barcelona no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões com o único objetivo de sair com vida da casa do adversário, um Camp Nou onde o Barça não perde em competição europeia desde 2013.

Desde então, o time catalão somou 23 vitórias e dois empates em casa, superando seus rivais por um resultado agregado de 77 gols pró e 12 contra.

O Barça, além disso, anda com passo firme em direção ao título do Campeonato Espanhol. A equipe está invicta e tem 11 pontos de vantagem para o vice-líder Atlético de Madri, enquanto na Liga dos Campeões também não conheceu a derrota (5 vitórias e 3 empates).

Diante do Barcelona estará uma Roma muito mais irregular, que está na terceira colocação da Serie A mas vê a líder Juventus a distantes 18 pontos. Na Europa, perdeu duas vezes (2-0 contra Atlético de Madri na fase de grupos e 2-1 no contra Shakhtar nas oitavas).

O Barça é velho conhecido desta fase eliminatória, disputando as quartas de final pela 11ª vez consecutiva, um recorde, enquanto o time italiano está entre os oito melhores do torneio pela primeira vez na última década.

A última visita da Roma a Barcelona foi cruel, com os italianos sofrendo derrota por 6 a 1. Tudo isso pode indicar que vai ser uma eliminatória desigual, com claro favoritismo para os catalães, mas o futebol já provou que nem sempre vence o melhor.

"Se falo racionalmente, digo que é muito difícil. Porque, se não é o melhor time do mundo, é o segundo. Então tem mais opções do que nós", declarou o diretor esportivo da Roma, Monchi.

"Mas se falo com o coração, acho que podemos conseguir. Porque vejo que como vai se aproximando do jogo, nossos jogadores, nossa comissão técnica, têm um comportamento diferente do que há duas semanas", acrescentou com esperança.

A Roma vai para o duelo em boa fase, apesar do empate no sábado contra o Bologna, que quebrou sequência de quatro vitórias consecutivas. Entre elas, o 1 a 0 para garantir a vaga nas quartas.

- Alisson visita Espanha -Um dos principais atrativos do jogo será a presença do goleiro brasileiro Alisson Becker, titular da seleção canarinho, em momentos que a imprensa espanhola o coloca como alvo do Real Madrid para a próxima temporada.

As únicas peças ainda em dúvida para o técnico Eusebio di Francesco serão a ausência do jovem turco Cengiz Ünder e a dúvida sobre o belga Radja Nainggolan, que apesar de incômodos viajou com a equipe.

Do lado catalão, Sergi Busquets já se recuperou de lesão contra o Chelsea e poderá jogar. Messi também está relacionado e deve jogar, depois de sair do banco para evitar derrota para o Sevilla na LaLiga (2-2).

"A Roma tem jogadores muito perigosos, potentes pelo alto, e temos que defender bem e defender nossas possibilidades de estratégia. São 180 minutos, amanhã são só os primeiros 90 e tudo está aberto", indicou o treinador Ernesto Valverde nesta terça-feira.

O treinador do Barça insistiu do perigo sobre o excesso de confiança: "não é nenhuma surpresa que a Roma esteja nas quartas. É um grande time, que joga bem no ataque e na defesa. Não vai ser fácil".

-- Prováveis escalações:

Barcelona: Ter Stegen - Sergi Roberto, Umtiti, Piqué, Alba - Busquets, Rakitic, Iniesta - Dembelé, Luis Suárez, Messi.

Treinador: Ernesto Valverde.

Roma: Alisson - Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov - Strootman, De Rossi, Nainggolan - Perotti, Dzeko, El Shaarawy (ou Gerson).

Treinador: Eusebio di Francesco.

Árbitro: Danny Makkelie (HOL)

bur-mcd/psr/fa