Topo

Barcelona conta com a sorte em goleada sobre Roma e fica perto das semis da 'Champions'

04/04/2018 17h55

Barcelona, 4 Abr 2018 (AFP) - Não era o dia da Roma: apesar de iniciar bem o duelo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Barcelona, nesta quarta-feira, o time italiano fez dois gols contra e perdeu por 4 a 1 fora de casa, complicando as chances de classificação no jogo de volta.

De Rossi acabou marcando contra a própria meta, aos 38 minutos do primeiro tempo, para abrir o placar em favor dos catalães. Na segunda etapa, foi Manolas quem ampliou o prejuízo italiano, aos 10, enquanto Gerard Piqué fez o terceiro para o Barça, aos 14. Edin Dzeko diminuiu para os italianos, aos 35, mas Luis Suárez fechou a conta aos 42.

Titular da seleção brasileira, o goleiro Alisson era um dos principais atrativos da partida. O arqueiro até fez boas defesas, mas não conseguiu evitar os gols marcados por seus companheiros em jogadas de muito azar, que foram decisivas para o desenrolar da partida.

Com o resultado, o Barça manteve o excelente retrospecto jogando em casa na competição continental. Desde 2013 o time catalão não perde jogando no Camp Nou na 'Champions', com 24 vitórias e apenas dois empates.

Agora, Messi e companhia podem até perder por dois gols de diferença para se garantirem entre os quatro melhores times da Europa. A partida de volta vai ser disputada no dia 10 de abril, às 15:45h pelo horário de Brasília, no Estádio Olímpico de Roma.

- Dificuldade catalã -Nos primeiros minutos, o Barça tentou aproveitar para fazer infiltrações e apostar no erro do adversário, que entrou em campo marcando em linha e cin a defesa compacta. A estratégia italiana funcionou com Lionel Messi e Luis Suárez, que balançou as redes mas teve o gol invalidado por impedimento, aos 6.

O Barça trocava passes, mas tinha dificuldades de penetrar entre as linhas da Roma. A jogada mais perigosa nasceu de um escanteio despretensioso, aos 18 minutos, após Rakitic aproveitar rebote da zaga para chutar cruzado e acertar a trave de Alisson.

O goleiro brasileiro tinha a chance de mostrar mais uma vez porque é o titular do Brasil para a Copa do Mundo. E o arqueiro não desperdiçou, fazendo excelente defesa no chute rasteiro cruzado de Suárez, aos 27.

Mas se os catalães não conseguiam se virar sozinhos, a sorte acabou jogando a favor do time da casa. Após tentativa de tabela na meia lua entre Messi e Iniesta, o volante De Rossi evitou que a bola voltasse ao argentino e acabou dando um chute firme com o pé direito para vencer Alisson, aos 38, e abrir o placar marcando contra.

- Azar romano -No início da segunda etapa, a Roma partiu em busca do empate e do gol fora de casa que pudesse auxiliar no jogo de volta. Logo no primeiro minuto, Perotti apareceu dentro da área para cabecear com perigo e desperdiçar a chance mais clara do time visitante.

Aos 4 minutos, Umtiti deixou a bola escapar dentro da área e viu Florenzi arriscar. A tentativa foi bloqueada por Ter Stegen e chegou a tocar na trave. A resposta do Barça veio com Messi, aos 7, mas o chute de direita do argentino foi defendido por Alisson.

Depois de quase entregar o ouro lá atrás, Umtiti apareceu dentro da área como um centro-avante, aos 10 minutos, para dividir com o zagueiro Manolas. O defensor da Roma tentou cortar, acertou a trave e no rebote acabou empurrando para as próprias redes para ampliar o prejuízo italiano. Sorte para o defensor francês, que furou duas vezes.

Se o companheiro não conseguiu marcar, Piqué mostrou que o Barça era capaz de fazer seus próprios gols, aos 14 minutos. Após contra-ataque da equipe, Suárez bateu cruzado pelo lado esquerdo, Alisson defendeu e no rebote a bola caiu nos pés do zagueiro. Livre na pequena área, o camisa 3 só precisou de um leve toque fazer o terceiro.

O Barcelona dominava a partida e ditava o ritmo, trocando passes em todas regiões do campo. Numa dessas associações, aos 32 minutos, o goleiro Ter Stegen errou na saída de jogo e a bola acabou nos pés de Defrel. O atacante dominou, encheu o pé dentro da área e parou no milagre do goleiro alemão, que fez linda defesa para se redimir com seus companheiros.

Aos 35, o bósnio Edin Dzeko apareceu no jogo para colocar os italianos na partida. O centro-avante, sumido até então, recebeu passe entre os zagueiros e em um toque bateu no canto do arqueiro alemão para diminuir.

O Barça fez substituições e conseguiu recuperar a vantagem de três gols aos 42 minutos, com Suárez aproveitando vacilada do zagueiro Fazio. O uruguaio bateu firme de canhota para vencer Alisson e marcar seu primeiro gol na competição.