Topo

Estudiantes-Santos, duelo que soma sete títulos da Libertadores

04/04/2018 13h03

Buenos Aires, 4 Abr 2018 (AFP) - Estudiantes e Santos, dois times que juntos somam sete títulos na Copa Libertadores, vão se enfrentar pela primeira vez no torneio continental nesta quinta-feira, em duelo pela liderança do grupo 6.

Os argentinos já conquistaram o continente quatro vezes, enquanto o Peixe venceu a competição três vezes, a última delas com Neymar em 2011. Mas apesar da história das equipes, ambas nunca se encontraram no torneio.

Até o momento, Estudiantes e Real Garcilaso - com um jogo a mais -, lideram o grupo com 4 pontos, seguidos por Santos, com 3, e Nacional, com 2 pontos.

1. Tempo para treinarO Santos vem de eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista, nos pênaltis, contra o Palmeiras. Desde então, o time de Jair Ventura teve tempo para treinar e ajustar a estratégia para o duelo contra os argentinos.

O Peixe começou o torneio continental com derrota para o Garcilaso (2-0), mas se recuperou em casa no duelo contra o também tradicional Nacional (3-1).

Para este encontro, Jair não vai poder contar com o atacante Gabigol, que foi expulso na vitória sobre o time uruguaio.

2. Aposta na juventudeUm dos destaques do Santos nesta temporada é o jovem Rodrygo, de 17 anos, que assim como outros grandes craques da equipe surgiu das categorias de base. O atacante marcou na vitória sobre o Palmeiras, que levou o jogo para as penalidades, e contra o Nacional.

"Já estudamos detalhes do Estudiantes. Sabemos que é um rival firme no físico, com jogadores fortes e altos. Por isso esperamos um jogo com muito contato. Nós temos que encontrar a bola e aproveitar nossa velocidade", comentou o jovem jogador.

3. Cabeça no SantosO Estudiantes quer manter o bom ritmo deste início de Libertadores, com empate na visita ao Nacional (0-0), em Montevidéu, e sólida vitória por 3 a 0 em casa contra Garcilaso.

Por outro lado, no torneio local o time argentino ocupa apenas a 10ª colocação e está a 18 pontos do líder Boca. Ainda assim, mantém viva a esperança de se classificar para competições continentais do ano que vem.

Já com a cabeça no jogo de quinta-feira, o técnico Lucas Bernardi analisou os pontos fortes e fracos.

"É possível que a gente tenha maior domínio do campo. O Santos ataca de maneira mais organizada e lenta do que o Vélez, uma equipe que joga bem e tenta ter o ritmo de jogo com a bola. Se defende com a bola e tem contra-ataque e velocidade, no meio e nos lados de campo".

A partida vai ser disputada no estádio de Quilmes, quinta-feira, às 21:30h pelo horário de Brasília. O trio equatoriano comandado por Roddy Zambrano, ao lado dos bandeirinhas Christian Lescano e Juan Macías, vai apitar o jogo.

-- Prováveis escalações:

Estudiantes: Mariano Andújar - Facundo Sánchez, Jonathan Schunke, Leandro Desábato e Gastón Campi - Iván Gómez- Lucas Rodríguez, Gastón Giménez e Carlo Lattanzio ou Sebastián Dubarbier - Juan Otero e Lucas Melano.

Treinador: Lucas Bernardi.

Santos: Vanderlei - Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz ou Luiz Felipe e Dodô - Alison - Arthur Gomes, Renato, Jean Mota e Rodrygo - Eduardo Sasha.

Técnico: Jair Ventura.