Topo

Botafogo vira no fim e vence na estreia da Copa Sul-americana

12/04/2018 21h19

Santiago, Chile, 13 Abr 2018 (AFP) - O Botafogo iniciou sua caminhada na Copa Sul-americana com vitória suada sobre Audax Italiano por 2 a 1 fora de casa, nesta quinta-feira, pelo jogo de ida da primeira fase da competição continental.

O brasileiro Sergio Santos abriu o placar para os anfitriões, aos 41 minutos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Brenner e Rodrigo Pimpão garantiram a virada com gols aos 27 e 45 minutos, respectivamente.

O Alvinegro aproveitou a autoestima elevada por conta do recente título carioca, conquistado no último domingo após vitória sobre o Vasco nos pênaltis, para voltar do Chile com um triunfo arrancado no fim do jogo.

Antes da bola rolar, o ídolo da torcida alvinegra Sebastian "Loco" Abreu recebeu um certificado do 'Guinness Book', o livro dos recordes, como o jogador que defendeu mais equipes diferentes durante a carreira profissional. O uruguaio de 41 anos passou por 26 times.

A partida de volta vai ser disputada no dia 9 de maio, no estádio Nilton Santos. Por conta do resultado da ida, o Glorioso pode até perder por 1 a 0 para avançar para a segunda fase.

- Virada salvadora no fim -Por conta da má fase do time chileno, lanterna do campeonato local, o estádio tinha apenas 2.187 presentes que não pressionavam o time brasileiro. Pelo contrário, o Botafogo assumiu o controle do jogo e dominou as ações.

A primeira jogada de perigo veio só aos 20 minutos do primeiro tempo. Após bela troca de passes, Gilson apareceu na área pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro na segunda trave, mas a zaga conseguiu tirar.

Já o time chileno chegou apenas uma vez com perigo, mas foi efetivo e conseguiu abrir o placar 41 minutos. Carrasco foi até a linha de fundo pelo lado direito e cruzou para a área. Jeraldino deu leve desvio e acertou o travessão, mas no rebote o brasileiro Sergio Santos empurrou para as redes.

O Botafogo voltou para o segundo tempo tentando mais jogadas ofensivas, mas faltava criatividade para a equipe carioca. Já o Audax esperava um contra-ataque e a partir dos 9 minutos, com Loco Abreu saindo do banco, podia contar com alguma estrela do uruguaio.

A partida ficou truncada no meio de campo por alguns minutos, mas em jogada individual Leandro Carvalho acelerou pelo lado direito e foi derrubado por Díaz antes de invadir a área. Na cobrança de falta, Leo Valencia levantou na área para Brenner estufar as redes com cabeçada firme, aos 27.

O gol animou o time carioca, que depois de uma período disputando o controle do jogo no meio de campo conseguiu uma tentativa final pelo lado esquerdo. Gilson recebeu passe de Rodrigo Lindoso em profundidade, cruzou para a área e encontrou Rodrigo Pimpão livre para tocar de chapa para conseguir a vitória aos 45 minutos.

fa