Topo

Etapa do Mundial de Surfe cancelada após ataques de tubarões

18/04/2018 06h42

Sydney, 18 Abr 2018 (AFP) - A etapa do campeonato mundial de surfe em Margaret River, na Austrália, foi cancelada nesta quarta-feira, depois que foram registrados dois ataques de tubarões, anunciou a WSL, entidade que organiza a competição.

A elite do surfe mundial masculino e feminino participava desde 11 de abril na etapa Margaret River Pro, uma competição com uma janela de 12 dias na costa sudoeste da Austrália, parte da World Surf League (WSL).

A competição foi suspensa na segunda-feira, quando um surfista local foi ferido nas pernas após um ataque de um tubarão em Gracetown, próximo ao local da competição.

"Quando chegou à praia, recebeu atendimento para deter a hemorragia", afirmou Peter Jovic, testemunha do ataque, ao canal ABC.

Outro surfista, dinamarquês segundo a imprensa, ficou ferido na perna em outro ataque de tubarão, também perto de Gracetown.

"A WSL tomou a difícil decisão de anular o restante da etapa de Margaret River Pro devido às circunstâncias excepcionais em que se desenvolve a competição e em nome da segurança de nossos surfistas", afirmou em um comunicado Sophie Goldschmidt, diretora da WSL.

"A WSL considera que a segurança é uma prioridade".

O brasileiro Ítalo Ferreira, líder do ranking mundial, expressou na terça-feira sua preocupação e afirmou que não se sentia tranquilo na água.

Há três anos, o australiano Mick Fanning, três vezes campeão mundial, conseguiu escapar ileso de um ataque de tubarão durante a etapa J-Bay Open de Jeffreys Bay, na África do Sul.