Topo

Liverpool-Roma: Salah chega voando na semi da Liga dos Campeões

23/04/2018 14h28

Londres, 23 Abr 2018 (AFP) - Principal jogador do Liverpool na temporada, Mohamed Salah tenta enterrar o antigo clube, nesta terça-feira, no duelo de ida das semifinais da Liga dos Campeões, novo desafio em um ano de quebra de recordes com os Reds.

Imparável, o egípcio marcou no sábado contra o Wets Bromwich (2-2) e igualou o recorde de gols em uma temporada da Premier League com seu 31º tento, a três rodadas por jogar.

Salah colocou seu nome ao lado de Alan Shearer (1995-1996), Cristiano Ronaldo (2007-2008) e Luis Suárez (2013-2014), únicos jogadores com 31 gols em uma temporada.

Ninguém esperava impacto tão rápido do atacante em seu primeiro ano com a camisa dos Reds. Até agora,foram 41 gols em todas as competições, tornando-se o novo rei de Andield.

No domingo, Salah recebeu o prêmio de melhor jogador do ano na Premier League, entregue pela Associação de Jogadores Profissionais (PFA).

"Quebrar o recorde da Premier League é algo muito importante na Inglaterra e em todo mundo. Estão comparando seu nome com alguns grandes", disse durante a gala.

Agora Salah encara a Roma, seu ex-clube que vendeu o egípcio por 42 milhões de euros há 10 meses. Se na época seu valor foi um recorde para o Liverpool, agora parece acessível para um jogador que deu um salto de qualidade incrível.

- Temporada para lembrar -"Não tiveram muitos times que bateram à porta. Acho que muitos mordem as unhas por não terem prestado mais atenção", disse à BBC James Pallotta, co-proprietário da Roma.

"Além disso, a venda foi feita antes do efeito Neymar, que revolucionou o mercado", acrescentou o diretor esportivo Monchi no final de março. "Devíamos vender antes do dia 30 de junho (pelo fair-play financeiro). Os que sabem do meio devem imaginar como é ter uma espada de Damocles na cabeça", acrescentou

Salah vinha de temporada de alto nível na Roma, com 19 gols e 13 assistências em 41 jogos.

"Agora está fazendo uma temporada incrível. Com o efeito de Neymar, Coutinho e Dembélé, seu preço certamente seria mais elevado", acrescentou o dirigente espanhol.

"Apesar de ser surpreendente que tenha voltado a um campeonato que não teve sucesso com o Chelsea. Encontrou um treinador e companheiros que lhe deram confiança", destacou.

- Duelo com Manolas -No Liverpool, o técnico Jürgen Klopp conseguiu que Salah jogasse com grande liberdade pelo lado direito, formando trio ofensivo com Sadio Mané na esquerda e o brasileiro Roberto Firmino no centro do ataque.

Jogar contra um ex-time "é bastante comum no futebol, mas é especial porque sabe muito mais sobre o adversário. Estou quase certo de que Mo acompanha a temporada da Roma porque ali viveu um grande momento. Mas no final de contas somos todos profissionais e os zagueiros italianos são famosos por não jogarem de maneira amistosa", afirmou Klopp nesta segunda-feira.

A Roma terá que se aplicar para anular o trio, mas a defesa vem de confiança após conseguir parar Messi, Suárez e companhia no Estádio Olímpico.

Além disso, ninguém conhece "Mo" tão bem quanto seus ex-companheiros. "Quem fala mais frequentemente com Salah é Manolas", explicou Bruno Peres no sábado.

"Dissemos para transmitir a mensagem para que ele fique tranquilo, se não vai levar pancadas. Agora temos que irritar Kostas (Manolas), assim não vai pensar duas vezes antes de golpeá-lo", brincou.

Manolas marcou o gol da classificação da Roma contra o Barcelona. Agora tem o desafio de evitar que seu amigo balance as redes.

-- Prováveis escalações:

Liverpool: Karius - Alexander-Arnold, Lovren, Van Dijk, Robertson - Oxlade-Chamberlain, Henderson, Milner - Mané, Firmino, Salah

Técnico: Jürgen Klopp (ALE)

AS Rome: Alisson - Fazio, Manolas, Juan Jesus - Florenzi, Strootman, De Rossi, Kolarov - Under, Dzeko, Nainggolan

Técnico: Eusebio Di Francesco (ITA)

Árbitro: Felix Brych (ALE)

mam-stt-kca/pm/fa