Topo

"Está entre os melhores do mundo", diz Taffael sobre Alisson

22/05/2018 14h32

Teresópolis, Brasil, 22 Mai 2018 (AFP) - O preparador de goleiros Taffarel garantiu que Alisson "está entre os melhores goleiros do mundo", durante coletiva de imprensa em Teresópolis, nesta terça-feira, e afirmou a opção por Cássio como terceiro arqueiro, no segundo dia de concentração do Brasil para a Copa do Mundo da Rússia.

O tetracampeão falou sobre a semelhança entre o titular da Seleção Brasileira e o alemão Manuel Neuer, considerado o melhor da posição até pouco tempo atrás, apesar da lesão que o deixou fora dos gramados desde setembro de 2017.

"Até pouco tampo atrás, falávamos muito do Neuer. Depois de 2014, ele mostrou uma linha a ser seguida. O Alisson está entrando nessa mesma linha, esse tipo de jogo, segurança, jogo perfeito com os pés", indicou Taffarel.

"Está entre os melhores do mundo, vem apresentando um grande crescimento... Vai ter essa vantagem de ser considerado o titular, mas depende dele mostrar isso até nossa estreia na Copa", acrescentou.

Taffarel foi questionado pela escolha de Cássio como terceiro goleiro do grupo, uma das posições que se manteve em aberto até os últimos momentos antes da convocação.

"Chegamos no Cássio pela sequência que vem fazendo nos últimos anos. O Neto tem feito um campeonato muito bom na Espanha, mas teve pouco tempo com a gente. Pelos últimos anos, Cássio teve participações determinantes para colocá-lo na lista", indicou.

"Acho que os goleiros que estão aqui estão acima dos demais que estão fora. Infelizmente, temos que ter essas escolhas", acrescentou Taffarel.

- Jogo com os pés -Rodrigo Maia, também preparador de goleiros da seleção, lembrou a evolução da posição e o aumento do número de arqueiros que usam os pés durante as partidas.

"O número de participações do goleiro com os pés é muito elevado em comparação a algumas décadas anteriores. É acionado muito com bolas recuadas, passes curtos de longa e média distância", indicou.

"Fui assistir a um jogo do Ederson em Manchester, ele tocou a bola com as mãos umas quatro ou cinco vezes, mas com os pés mais de 40", acrescentou Taffarel.

O segundo dia de treinos do Brasil para a preparação para o mundial contou com as chegadas de Alisson, Miranda, Paulinho e Coutinho, depois de 16 atletas se apresentarem na segunda-feira.

Os jogadores realizam avaliações pela comissão técnica de Tite, fazendo testes clínicos e físicos sob comando de médicos e preparadores. Em fase final de recuperação de cirurgia no pé direito, Neymar correu na esteira.

"Vejo o Neymar em crescimento mental e psicológico muito grande. Desde que o conheci aqui dentro, percebi isso. Além dessa genialidade dele, com essa forma de viver, alegre e espontânea, ajuda muita gente aqui", indicou Taffarel sobre o camisa 10.

Após uma semana de treinos na Granja Comary, a delegação brasileira viaja no dia 27 rumo a Londres, onde finalizará a preparação para os dois últimos amistosos pré-Copa do Mundo, contra Croácia e Áustria.

fa