Topo

Evolução de Neymar é "melhor do que esperávamos", afirma preparador físico da seleção

23/05/2018 14h44

Teresópolis, Brasil, 23 Mai 2018 (AFP) - Em processo final de recuperação de lesão, Neymar apresenta uma evolução física "melhor do que esperávamos", afirmou nesta quarta-feira o preparador físico Fábio Mahserdjian, em coletiva de imprensa com membros do departamento médico da seleção brasileira, em Teresópolis.

Mahserdjian, que apareceu diante da imprensa ao lado do médico Rodrigo Lasmar, chefe do departamento médico, e do fisiologista Luiz Antônio Crescente, se mostrou animado com a condição física do camisa 10 do Brasil.

"Ele vem evoluindo muito bem, treinando todos os dias. Estamos trabalhando com a evolução do atleta, como está essa evolução. O que hoje posso afirmar é que a evolução dele está muito bem, até melhor do que esperávamos", cravou Mahseredjian.

Lasmar, responsável pelo procedimento cirúrgico no pé direito de Neymar, realizado no início de março, deu mais detalhes sobre o processo de recuperação do atacante, que tem previsão de voltar a disputar uma partida oficial nos amistosos pré-Copa contra Croácia (3 de junho), em Liverpool, e Áustria (10 de junho), em Viena.

"Ele está nessa fase de retorno progressivo, de volta aos gestos habituais. O próximo passo é treinar com o grupo, depois jogar. Tudo faz parte da programação para ter superado todos os obstáculos, para que se sinta seguro. Neste primeiro momento, vamos dosar, ver a resposta que ele apresenta", explicou o chefe do departamento médico da seleção.

- Lesão de Douglas Costa -Na Granja Comary desde segunda-feira, os jogadores convocados por Tite aproveitaram os dois primeiros dias de concentração para realizar uma bateria de avaliações médicas e físicas, na qual foi constatada uma lesão inesperada, a de Douglas Costa.

"Tivemos uma surpresa que foi o Douglas Costa. No último jogo do Campeonato Italiano ele se queixou de uma dor no posterior da coxa. Um exame de imagem constatou uma pequena lesão muscular, então não esperem ter o Douglas Costa nos próximas dias nos treinos que serão feitos", adiantou Lasmar, colocando em dúvida a presença do atacante da Juventus nos amistosos pré-Copa.

Outra preocupação da comissão técnica da seleção é o trio formado pelo lateral Marcelo, o volante Casemiro e o atacante Roberto Firmino. Os três jogadores, envolvidos na final da Liga dos Campeões, neste sábado, só irá se apresentar a Tite no dia 28, em Londres.

Segundo Mahseredjian, a melhor maneira de lidar com o desgaste físico desses três atletas é mantê-los no mesmo regime de treinamentos que vêm seguindo em seus respectivos clubes.

"Eles vão seguir um processo de treinamento. Vão seguir como se não tivessem parado de jogar, como se a temporada continuasse. Vamos ter sim que ter cuidados individuais, e a partir daí, com o retorno deles, saber como administrar essa carga de trabalho", concluiu o preparador físico, lembrando que é preciso esperar a disputa da final da Champions, uma partida de alta intensidade física, para se ter uma melhor noção de como os atletas irão se apresentar.

Após uma semana de treinos na Granja Comary, a delegação brasileira viaja no dia 27 rumo a Londres, onde finalizará a preparação para os dois últimos amistosos pré-Copa do Mundo, contra Croácia e Áustria.

O Brasil integra o Grupo E da Copa do Mundo da Rússia e estreia na competição no dia 17 de junho contra a Suíça, em Rostov-on-Don. Em seguida, medirá forças com Costa Rica (22 de junho), em São Petersburgo, e Sérvia (27), em Moscou.

am