Topo

Liverpool e Real têm longo histórico de jogadores que atuaram nos dois clubes

23/05/2018 11h19

Kiev, 23 Mai 2018 (AFP) - Xabi Alonso teve passagem importante tanto no Liverpool como no Real Madrid, sendo o único jogador a ter vencido a Liga dos Campeões com as duas equipes, em 2005 pelo clube inglês e em 2014 pelo espanhol.

O volante é o maior exemplo do parentesco a nível de jogadores entre Liverpool e Real Madrid. É um caso pouco comum de transferências contínuas de atletas entre dois grandes clubes da Europa.

Toda uma legião de jogadores neste início de século XXI desfilou nos gramados do Santiago Bernabéu e de Anfield: Michael Owen, Xabi Alonso, Álvaro Arbeloa, Jerzy Dudek, Fernando Morientes, Antonio Núñez, Nicolas Anelka e Nuri Sahin.

Isso tudo sem esquecer Rafa Benítez, técnico que conquistou a Champions com o Liverpool em 2005, depois de ter se formado como treinador no Real Madrid, ao qual retornou por alguns meses em 2015.

Se Xabi Alonso é o jogador espanhol mais lembrado em Anfield, o jogador inglês mais querido na capital espanhola é Steve McManaman, campeão da Champions em 2000, quando marcou um gol na final, e 2002.

Questionado sobre quem torcer na final deste fim de semana, McManaman afirmou querer uma vitória do Liverpool, clube pelo qual jogou em 272 jogos, contra 94 jogos com a camisa do Real.

- McManaman quer título dos Reds -A escolha faz sentido, já que o Liverpool é o clube no qual o jogador se formou e da cidade onde nasceu.

"Tenho muitos amigos dos dois lados. Quem vai ganhar e quem vai perder, é difícil dizer. O fato do Liverpool não ter vencido a Champions há algum tempo e o Real Madrid ter vencido várias vezes faz com que seria bonito ver o Liverpool ganhar desta vez", analisou Mcmanaman.

Michael Owen chegou ao Real Madrid precedido de uma grande reputação e de muita expectativa, fruto da Bola de Ouro vencida em 2001.

O atacante, porém, só jogou uma temporada no Real Madrid, em 2004-2005, e não deixou saudades no clube merengue, ao contrário de McManaman, um jogador muito querido pelos companheiros e pela torcida.

Para Owen, o Real Madrid é favorito, mas o ex-jogador vê uma chance de uma vitória inglesa na final deste sábado, em Kiev.

"O Liverpool joga muito bem contra as grandes equipe, gosta de ter a bola e sempre vai direto ao gol", alerta Owen sobre as possibilidades de uma vitória dos Reds.

Xabi Alonso e Álvaro Arbeloa se tornaram amigos durante a passagem pelo Liverpool e continuaram o bom relacionamento no Real Madrid.

Arbeloa chegou ao Liverpool depois de Alonso e não venceu a Champions de 2005 com os Reds, mas ergueu a 'Taça Orelhuda' duas vezes com o Real (2014 e 2016).

- Dudek, de herói a reserva -O goleiro polonês Jerzy Dudek foi o herói do Liverpool na decisão por pênaltis da final da Champions de 2005, vencida contra o Milan.

Dudek deixou uma marca maior em suas seis temporada na Inglaterra entre 2001 e 2007 que nas quatro temporadas no Real Madrid, entre 2007 e 2011, onde foi reserva do lendário Iker Casillas.

Fernando Morientes venceu três Champions com o Real em suas seis temporadas no clube (1998, 2000 e 2002). Já no Liverpool, teve passagem apagada entre 2005 e 2006.

Por último, o francês Nicolas Anelka, que brilhou no PSG e no Arsenal, jogou uma temporada no Real Madrid, vencendo a Champions de 2000. Em seguida, teve uma passagem apagada pelo Liverpool em 2002.

Resta ver agora quem será o próximo jogador a trocar um clube pelo outro.

Um dos mais fortes candidatos é o egípcio Mohamed Salah que, após uma temporada brilhante no Liverpool, tem tudo para ser cortejado pelo Real Madrid, sempre disposto a pagar fortunas para trazer as maiores estrelas do futebol mundial.