Topo

Da prisão, Lula critica estreia do Brasil na Copa do Mundo

18/06/2018 21h57

São Paulo, 19 Jun 2018 (AFP) - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso há dois meses, mas isso não o impediu de comentar a estreia da seleção na Copa do Mundo, enviando uma crônica a um programa de televisão.

"Sinceramente, o fato é que não jogamos bem e o adversário fez o que tinha de fazer, que era impedir o jogo do Brasil", avaliou Lula no dia seguinte ao empate por 1 a 1 do Brasil contra a Suíça.

Os comentários foram difundidos pela TVT, um pequeno canal vinculado ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, onde Lula iniciou sua carreira política no final dos anos 70.

O apresentador do programa, José Trajano, explicou que Lula, de 72 anos, mandou suas impressões sobre o jogo por escrito da prisão de Curitiba, onde cumpre a pena de 12 anos e um mês por corrupção.

O programa contou com uma caricatura do ex-presidente segurando uma bola em um fundo verde, simulando a grama, com o slogan "GoooooLula".

O texto foi reproduzido integralmente sobre um fundo verde com seu rosto e lido por uma voz em off.

"Pelo histórico das seleções, o Brasil teria de vencer. Afinal, é a única seleção pentacampeã e, portanto, amplamente favorita", afirmou Lula, antes de usar uma referência bíblica para alertar para os riscos de um revés do próximo jogo da fase de grupos, na próxima sexta-feira, contra a Costa Rica.

"Sem menosprezar a Costa Rica. Afinal, todos sabem que um dia o pequeno Davi venceu o gigante Golias", comentou.

Desde que foi preso em abril, Lula tem enviado mensagens a seus apoiadores por aqueles que o visitam e por sua conta do Twitter, alimentada regularmente.