Topo

Brasil, a Copa e o cabelo de Neymar

20/06/2018 16h02

Sochi, Rússia, 20 Jun 2018 (AFP) - Acostumado aos holofotes desde criança, Neymar disse recentemente que, se Jesus não agradou a todos, quem seria ele. Com as suas mudanças capilares não é diferente.

O que quer que faça, o 'menino' está sempre no centro, mas nem sempre por seu futebol.

Até agora, não assinou três gols numa mesma partida nem perdeu um pênalti inesperado na Rússia, mas Neymar foi o jogador mais citado no Twitter durante o primeiro dia do torneio, à frente de Cristiano Ronaldo e Messi, de acordo com o serviço Twitter Data.

No sábado 16 de junho, véspera da antecipada estreia da seleção na Copa do Mundo, os brasileiros foram surpreendidos por uma notícia de impacto vinda de Rostov.

Diante dos centenas de jornalistas que cobriam o último treinamento do time, Neymar apareceu com um novo visual, com as pontas do cabelo descoloridas e uma perigosa semelhança com um prato de espaguete.

A imagem logo viralizou e, junto com o feito da Islândia - que empatou com a Espanha de Messi -, tornou-se o assunto do dia.

Vários memes invadiriam a rede com recriações engenhosas do cabelo do jogador. Até o francês Eric Cantona entrou na brincadeira e posou com um ninho espaguete na cabeça.

A comoção se repetiria um dia depois, quando o jogador mais caro do mundo apareceu na estreia contra a Suíça com um novo look: uma generosa crista loira, que voltava para incendiar a Internet.

- Susto e corte -O novo penteado competiu em atenção com seu papel discreto no campo, onde seus problemas físicos se somaram a um recorde de 10 faltas sofridas pela agressiva defesa suíça. Nenhum jogador sofreu mais numa mesma partida em uma Copa do Mundo desde 1998.

Seu caráter irreverente combinado com a eletricidade de seus dribles encantam alguns e desestabilizam outros, mas nunca passam despercebidos.

"Quando ele está no campo, é uma ajuda impressionante porque é um jogador de grande caráter, um cara corajoso que sempre enfrenta os adversários e tenta criar jogadas", avaliou seu companheiro de equipe e amigo Philippe Coutinho na terça-feira.

Pouco antes, Neymar voltou a disparar os alarmes ao sair do treino mancando. Finalmente se tratou apenas de um susto, mas mobilizou toda a imprensa em Sochi que não pôde ignorar outro detalhe importante: o jogador mudou mais uma vez o penteado, agora com a crista muito mais baixa.

Aqueles que o conhecem desde criança, garantem que ele sempre foi assim. Brincalhão, sorridente e desinibido, às vezes não calibra as consequências da superexposição em um país sedento por ídolos.

"É uma pessoa com uma energia incrível, alegre, extrovertida, que está sempre de bem com a vida", contou à AFP seu amigo Pedro Lopes, que o conhece desde que ambos começaram no futsal com menos de 10 anos.

Mas aos 26 anos, nem todo mundo entende esse modo de vida, e certamente as redes não perdem cada detalhe de sua vida. Para o bem ou para o mal.