Topo

Esporte

Mbappé classifica a França às oitavas da Copa e elimina o Peru

21/06/2018 15h48

Ecaterimburgo, Rússia, 21 Jun 2018 (AFP) - A França se classificou às oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia ao derrotar por 1 a 0 o Peru, eliminado da competição, nesta quinta-feira em Ecaterimburgo.

Kylian Mbappé fez aos 34 minutos de jogo o gol da vitória dos Bleus, anotando seu quinto gol em 17 jogos pelos Bleus. Desta vez, aproveitou para empurrar a bola para as redes sem goleiro, após chute de Olivier Giroud desviado pelo zagueiro peruano Alberto Rodríguez.

A jovem estrela do Paris Saint-Germain, jogador mais jovem a disputar uma Copa do Mundo pela França, se tornou também o mais novo a marcar um gol em Mundial por seu país, aos 19 anos e seis meses.

"Sofremos no segundo tempo, houve muito ritmo e foi difícil sair. Peru esteve muito bem", reconheceu o técnico francês Didier Deschamps.

"A França se fechou muito bem, talvez tenha nos faltado mobilidade no ataque. Peru teve mais de dez chances de gol nos dois jogos", disse o técnico do Peru, o argentino Ricardo Gareca, sobre a falta de eficiência de sua equipe.

Com o resultado, a França avança confortavelmente às oitavas de final da Copa da Rússia pelo Grupo C, com duas vitórias em dois jogos, enquanto o Peru, apoiado por uma legião de torcedores em Ecaterimburgo, dá adeus à competição por não ter somado ponto nas duas primeiras rodadas, 36 anos depois de voltar a disputar um Mundial.

A segunda vaga da chave no mata-mata da Copa será disputada à distância por Dinamarca (4 pontos), que encara a França, e Austrália (1), que enfrenta o Peru no dia 26.

Apesar da vaga nas oitavas, a França precisou sofrer mais que o esperado contra os peruanos, mas soube aguentar a pressão dos minutos finais, mostrando maturidade e uma solidez defensiva que podem levar os comandados de Didier Deschamps longe na competição.

- Mbappé oportunista -Criticada por falta de intensidade após a vitória na estreia contra a Austrália, a França entrou em campo decidida a mostrar que tem futebol para ser considerada favorita ao título.

Assim, na primeira meia-hora de jogo, dominou a posse de bola e criou as melhores chances de gol, mas também contou com a segura atuação do goleiro e capitão Hugo Lloris para não sair atrás no placar.

De fato, a primeira grande chance de gol da partida pertenceu ao Peru.

Aos 31, Paolo Guerrero recebeu na área francesa, se livrou da marcação de Umtiti e chutou forte, em cima do goleiro do Tottenham, bem colocado.

O atacante do Flamengo seria mais decisivo na jogada seguinte, mas contra o próprio time.

Aos 33, Guerrero perdeu a bola para Pogba na própria intermediária. O meia do Manchester United tocou para Giroud, que chutou colocado, mas a bola desviou na zaga e sobrou limpa, sem goleiro, para Mbappé empurrar para as redes.

- Peru pressiona -Na volta do intervalo, sabendo da necessidade do Peru de virar o placar para não dar adeus ao Mundial, a França recuou, apostando num contra-ataque para selar a vitória e a classificação.

Assim, o Peru foi ganhando espaço em campo, mas pecou nas finalizações.

Aos 5, Aquino chegou perto de empatar a partida, acertando um belo chute de trivela, de fora da área, que bateu na quina da trave antes de sair. Já as tentativas de Carrillo e Advíncula foram longe da meta defendida por Lloris.

A três minutos do apito final, o Peru teve uma última chance de buscar pelo menos o empate. No lance, uma falta na entrada da área, com Guerrero pronto para bater.

No momento da cobrança, muitos torcedores peruanos certamente lembraram do gol de falta anotado pelo atacante do Flamengo nas eliminatórias sul-americanas contra a Colômbia (1-1) que levou o Peru à repescagem para a Copa do Mundo.

Desta vez, porém, não houve milagre. Guerrero chutou muito fraco e a bola acabou nas mãos do experiente goleiro Lloris, selando a eliminação do Peru após 36 anos sem disputar uma Copa.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte