Topo

As curtas da Copa

22/06/2018 15h22

Moscou, 22 Jun 2018 (AFP) - Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP no decorrer da Copa do Mundo da Rússia-2018.

- Argentina levanta a taça -A ansiedade de conquistar o troféu tem seus riscos. A polícia desmantelou um grupo criminoso que traficava cocaína escondida em réplicas da taça da Copa do Mundo em Buenos Aires. Dentro de cada objeto havia um quilo e meio de cocaína, informou a polícia, que apreendeu meia dúzia.

Os traficantes usavam os troféus para transportar a droga para pontos de venda em Buenos Aires. Seis pessoas foram presas e várias taças de cerâmica foram quebradas. Os argentinos esperam que o verdadeiro troféu não escape de suas mãos na Rússia, embora a derrota de quinta-feira contra a Croácia tenha tornado a missão muito complicada.

- Que golaço! -Kylian Mbappé, de 19 anos, autor do gol que classificou a França e eliminou o Peru na quinta-feira, ainda tem pela frente uma longa carreira como jogador, mas no futuro poderá apostar em suas qualidades como comentarista esportivo. Os Bleus postaram um vídeo em sua conta no Twitter em que ele narra um gol imaginário de um de seus companheiros de equipe, que curte a cena.

"Que golaço de Lucas Hernandez! Que golaço!", grita Mbappé em espanhol perfeito.

Lucas Hernandez, que viveu a maior parte de sua vida na Espanha, onde joga no Atlético de Madrid, estreou no início deste ano com a camisa da seleção francesa, depois de considerar nos meses anteriores a possibilidade de jogar pela Espanha.

- Baunilha contra os mosquitos -O problema que surgiu com a invasão de mosquitos em Volgogrado, uma das sedes da Copa do Mundo, fez com que as autoridades decidissem buscar uma solução de emergência: água com extrato de baunilha foi borrifada nas árvores e arbustos perto do estádio e de sua 'fan zone'.

"A concentração de baunilha não causará problemas aos torcedores, mas será suficiente para afastar os insetos", indicou um chefe da administração local, citado pela agência de notícias oficial Tass.

- 2.000 km de trator -Josef Wyer, Werner Zimmermann e Beat Studer percorreram quase 2.000 quilômetros de trator, partindo do centro da Suíça até Kaliningrado, onde a Suíça enfrenta nesta sexta-feira a Sérvia.

Uma longa jornada, que começou em 9 de junho e terminou na quinta-feira. A viagem também é motivada pela solidariedade, já que o desafio permitiu que eles levantassem 20 mil francos suíços (mais de 17 mil euros), que irão para uma associação de caridade.

- Segredo revelado -A Inglaterra pode ter sido vítima de olhares indiscretos na Copa do Mundo: dois dias antes do jogo contra o Panamá, o assistente técnico Steve Holland foi fotografado na sessão de treinamento com uma folha na mão. Até ali, nada sério... exceto que a folha pode constar o nome de um titular para o domingo. A imprensa britânica foi rápida em afirmar que, de acordo com essa imagem, Marcus Rashford poderia começar a partida ao lado de Harry Kane.

- Má ideia -A equipe da França tentou um jogo em sua conta no Twitter que durou pouco tempo. A ideia era que os fãs pudessem digitar seu nome e obter automaticamente uma versão russa do mesmo, que poderia então retuitar para outros contatos. Mas um grande número de usuários não seguiu a proposta e se dedicou a colocar todos os tipos de mensagens insultuosas, que foram traduzidas e convertidas automaticamente. Os responsáveis pelas redes sociais dos Bleus perceberam o que estava acontecendo e decidiram encerrar o jogo.

bur-sa-dr/psr/mr/cb