Topo

Técnico da Sérvia se irrita com árbitro: "O enviaria para Haia"

23/06/2018 16h48

Caliningrado, Rússia, 23 Jun 2018 (AFP) - O treinador da Sérvia, Mladen Krstajic, demonstrou muita irritação com a atuação do árbitro na derrota por 2 a 1 de sexta-feira diante da Suíça no Grupo E da Copa do Mundo e disse que enviaria o juiz alemão Felix Brych "a Haia", em referência ao tribunal para crimes de guerra.

"Nos roubaram", disse Krstajic a jornalistas de seu país neste sábado depois de ser indagado sobre as decisões de Brych.

Os sérvios ficaram especialmente revoltados por Felix Brych não ter dado o pênalti quando Aleksandar Mitrovic caiu na área em uma jogada dos suíços Stephan Lichtsteiner e Fabian Schaer.

Apesar de terem saído na frente com um gol de Mitrovic aos 5 minutos , os sérvios viram a Suíça marcar com Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, jogadores de origem kosovar.

"Não lhe mostraria cartão amarelo nem vermelho. Eu o enviaria para Haia. Ali poderiam julgá-lo, como fizeram conosco", afirmou.

O Tribunal Internacional para Crimes na Antiga Iugoslávia, com sede em Haia (Holanda), foi impulsionado pelas Nações Unidas para julgar crimes de guerra cometidos nas guerras deflagradas nos anos 1990 nos territórios balcânicos.

Krstajic publicou fotografias da partido em seu perfil do Instagram com o seguinte comentário: "Infelizmente, parece que somente os sérvios são condenados em uma justiça seletiva, antes foi em Haia e hoje foi no futebol, com o VAR (sigla para o árbitro de vídeo)".

Os sérvios se queixaram de o árbitro não ter recorrido à revisão em vídeo da jogada, uma possibilidade que tinha à sua disposição e que é uma das grandes novidades desta Copa do Mundo.

A partida entre Sérvia e Suíça nesta sexta-feira em Kaliningrado teve uma forte carga política. Xhaka e Shaqiri celebraram seus gols imitando com as mãos o voo da águia da bandeira albanesa, o que foi criticado pela imprensa suíça, que considerou o ato "uma provocação vergonhosa".

Kosovo tem maioria étnica albanesa.

gj-ljv/dr/psr/cc