Topo

Japão e Senegal empatam e embolam grupo H na Copa do Mundo

24/06/2018 15h12

Ecaterimburgo, Rússia, 24 Jun 2018 (AFP) - O duelo entre os líderes Japão e Senegal terminou empatado em 2 a 2, neste domingo em Ecaterimburgo, deixando o grupo H da Copa do Mundo totalmente indefinido.

Sadio Mané abriu o placar para os africanos, aos 11 minutos do primeiro tempo, mas Takashi Inui conseguiu a igualdade, aos 34. Na segunda etapa, Moussa Wague recolocou Senegal em vantagem, aos 26, mas o veterano Keizuke Honda igualou, aos 33.

"Francamente, estamos um pouco decepcionados. Isso é normal porque poderíamos ter ganhado o jogo", disse Mané, eleito pela Fifa o melhor jogador da partida.

O resultado deixa o grupo embolado, com Senegal e Japão liderando a chave com quatro pontos cada, à espera do jogo entre Polônia e Colômbia, que ainda não pontuaram, pelo último confronto de domingo. A partida é decisiva e quem perder estará eliminado da competição.

"Realmente queria ganhar este jogo, mas Senegal é um time muito forte e espero que este resultado gere mais êxito em nosso próximo encontro" disse o técnico japonês Akira Nishino em coletiva após o jogo.

Na última rodada, o Senegal encara a Colômbia, em Samara, enquanto Japão e Polônia se enfrentam em Volgogrado. Os dois jogos serão disputados dia 28 de junho, às 11h pelo horário de Brasília.

"Precisamos reconhecer que esta noite não vimos um grande espetáculo senegalês como contra a Polônia. Não fomos tão bons e Japão foi melhor em campo, tenho que admitir", reconheceu Aliou Cissé.

- Senegal se impõe -Senegal começou impondo seu estilo de jogo e apostando na velocidade e na superioridade física para abrir espaços na zaga japonesa. E os africanos não precisaram esperar muito para tirar a igualdade do placar.

Aos 11 minutos, após boa jogada pelo lado direito, a bola sobrou para Nagaly, que arriscou chute dentro da área. O goleiro Kawashima rebateu de soco e acertou Sadio Mané, que mesmo sem querer acabou aproveitando o rebote para empurrar para as redes.

O Japão melhorou no jogo e começou a equilibrar as jogadas ofensivas. Aos 34, Nagatomo recebeu lançamento longo e deixou dois senegaleses na saudade ao dominar a bola. O meia entrou na área e a bola ficou com Inui, que ajeitou para a perna direita e bateu de chapa no cantinho e para igualar a partida.

Aos 38 minutos, Senegal quase conseguiu retomar a vantagem, mas Kawashima se redimiu do gol sofrido e fez excelente defesa em chute de Niang. O atacante recebeu em profundidade para ficar cara a cara com o goleiro, mas acabou parado.

- Japão responde -Na volta do intervalo, o Japão começou melhor e dificultou a vida de Senegal nos primeiros minutos. Diferentemente do que acontecera na primeira etapa, os Samurais Azuis não se contentavam apenas em defender.

Aos 15 minutos, Shibazaki fez boa jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro para Osako, que sozinho na pequena área acabou furando e desperdiçando boa oportunidade. Dois minutos depois, Osako deu toque de calcanhar para a infiltração de Inui pelo lado esquerdo. O meia bateu de primeira com categoria e acertou o travessão de Ndiaye.

Apesar da superioridade japonesa na segunda etapa, foi Senegal que conseguiu marcar o segundo gol, aos 26 minutos. Após bela jogada pelo lado esquerdo, Sabaly girou e cruzou rasteiro. A bola atravessou a área e sobrou limpa para a chegada de Wagué, que encheu o pé para estufar as redes.

Mas a reação oriental não demorou para acontecer. Logo depois de sofrer o gol de desempate, o técnico japonês colocou o veterano Keizuke Honda em campo. E o meia correspondeu para conseguir a igualdade aos 33 minutos.

A defesa africana bobeou para cortar cruzamento e a bola sobrou para Inui no lado esquerdo da área. O autor do primeiro gol cruzou para trás, o goleiro deixou a bola passar e Honda apareceu livre para completar o lance e recolocar sua equipe no páreo.

O resultado se manteve até o apito final, deixando as duas equipes na liderança.