Topo

Esporte

As curtas da Copa

26/06/2018 16h03

Moscou, 26 Jun 2018 (AFP) - Notícias curiosas ou divertidas registradas pela AFP no decorrer da Copa do Mundo da Rússia-2018:

- Aquiles elimina MessiO gato surdo Aquiles, o "cartomante oficial" da Copa do Mundo da Rússia-2018, optou poucas horas antes do jogo decisivo da Argentina contra a Nigéria pelo prato de comida com a bandeira dos africanos, o que equivale a dizer que previu a eliminação da Albiceleste.

Aquiles adivinhou os resultados dos jogos anteriores em que ele "opinou" com seu instinto felino: as vitórias da Rússia sobre a Arábia Saudita e o Egito, a vitória do Irã sobre o Marrocos e a vitória do Brasil sobre a Costa Rica.

Aquiles faz parte do grupo de gatos que protege o Museu Hermitage de São Petersburgo de roedores. O animal divinatório mais conhecido na história do futebol é o polvo Paul, que ficou famoso por ter acertado todas as previsões que fez sobre os jogos da Copa do Mundo na África do Sul-2010.

- Despertar mágicoQuando se trata de se apegar a esperanças, tudo é válido antes de um jogo da Copa do Mundo. Os argentinos apostam em um compatriota, um certo Sebastian Mario, que em abril fez a seguinte previsão nas redes sociais: "Na Copa do Mundo vamos começar com o pé esquerdo, muitos problemas que levarão à beira de sermos eliminados na primeira fase. Calculo um empate com a Islândia e uma derrota para a Croácia. Então um despertar mágico contra a Nigéria nos colocará nas oitavas de final. Passaremos às quartas com uma goleada. Alcançaremos as semifinais como grandes candidatos, já que as grandes potências serão eliminadas. Nas semis lutaremos com unhas e dentes para empatar 2 a 2 e definir nos pênaltis". O resultado da final ele não antecipou.

- Russell Crowe parabeniza o PeruNa Eurocopa da França-2016, o ator neozelandês Russell Crowe se tornou torcedor da Polônia de Robert Lewandowski, torcendo à distância pela internet e conquistando fãs no país europeu. Nesta Copa do Mundo, o protagonista de "Gladiador", torceu nas redes sociais especialmente para a Austrália, seu país adotivo. Ele assistiu pela televisão a derrota por 2 a 0 para o Peru, que eliminou os 'Socceroos' do torneio. "Incrível gol do Peru", reconheceu Russell Crowe após André Carrillo abrir o placar. "Muito bem Peru. Foram bons demais", admitiu o ator.

- Pessimismo localA imprensa russa começou a achar difícil uma classificação para as quartas de final da Copa do Mundo. A derrota por 3 a 0 contra o Uruguai na segunda-feira resultou num cruzamento difícil contra a Espanha, primeira colocada do Grupo B. Em uma pesquisa do jornal esportivo russo Sport Express, 70% dos internautas estimaram que a Rússia cairá na segunda fase. Analistas do jornal apontaram, no entanto, que a atuação do espanhóis no empate sofrido contra o Marrocos (2-2) dá alguma esperança para os anfitriões.

- Cuidando da pronúnciaAlguns comentaristas têm dificuldades em pronunciar os nomes dos jogadores de outros países. Não é o caso da australiana Lucy Zelic, que trabalha para a SBS, uma televisão pública voltada para minorias étnicas. Pronunciar corretamente é para ela "uma questão de respeito pelas culturas que temos na Austrália", explica. É por isso que ela se preocupou em descobrir qual é a pronúncia correta dos diferentes nomes. Um esforço que alguns internautas não entenderam, descrevendo sua narração como "insuportável". Mas Lucy se defende: "Há colombianos que me escrevem e disseram que vivem na Austrália há 37 anos e que todos sempre pronunciam mal seu nome, ver alguém o pronunciando corretamente é até comovente".

bur-ls-dr/psr/mr

Mais Esporte