Topo

França conquista Copa do Mundo da Rússia-2018

15/07/2018 15h01

Moscou, 15 Jul 2018 (AFP) - A França conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo, neste domingo em Moscou, depois de vencer a Croácia por 4 a 2 vinte anos após levantar o troféu pela primeira vez como anfitriã.

Os Bleus se impuseram no estádio Luzhniki com gols de Mario Mandzukic (18 minutos, contra), Antoine Griezmann (38, pênalti), Paul Pogba (59) e Kylian Mbappé (65). Já os croatas descontaram com Ivan Perisic (28) e Mandzukic (69).

A partida foi um reflexo de todo mundial russo, marcado pela estreia da vídeo-arbitragem (VAR) e pelo alto número de gols feitos em jogadas de bola parada. No gol de Griezmann, o recurso foi utilizado pela primeira vez em uma decisão de mundial na hora de assinalar a penalidade em toque de mão de Perisic.

O técnico francês Didier Deschamps, capitão do título inédito em casa em 1998, se juntou ao brasileiro Mario Lobo Zagallo e ao alemão Franz Beckenbauer como únicos campeões da Copa do Mundo como jogadores e e treinadores.

Mbappé, com 19 anos, se tornou o segundo jogador mais jovem da história a marcar um gol na final da Copa do Mundo, atrás de ninguém menos que Pelé, em 1958. Já o centroavante Olivier Giroud passou a competição em branco e se juntou a Stéphane Guivarc'h como camisa 9 campeão que não balançou as redes no torneio.

Apesar da derrota, a Croácia fez a melhor campanha em sua história no mundial de futebol, superando a medalha de bronze na Copa de 1998.