Topo

COI valida calendário dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Thomas Bach, presidente do COI - Denis Balibouse/Reuters
Thomas Bach, presidente do COI Imagem: Denis Balibouse/Reuters

em Lausanne (Suíça)

18/07/2018 15h15

A Comissão Executiva do Comitê Olímpico Internacional (COI) validou nesta quarta-feira (18), em Lausanne, na Suíça, o calendário de sessões dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

O programa dos Jogos de Tóquio compreende 339 provas em 33 modalidades e acontecerá de 24 de julho a 9 de agosto de 2020. Haverá partidas das rodadas preliminares das competições de futebol e softbol a partir de 22 de julho.

No primeiro dia oficial das Olimpíadas haverá provas de 21 esportes, especialmente a disputa masculina de ciclismo em estrada, que começará em Tóquio e chegará aos pés do Monte Fuji, conforme detalhou o comitê organizador.

Cinco novos esportes serão acrescentados aos 28 tradicionalmente no programa, entre eles o skateboard e o surfe, cujas provas começarão no primeiro fim de semana.

A pouco mais de dois anos de sua abertura, "os Jogos de Tóquio 2020 geram muito entusiasmo", considerou YoshiroMori, presidente de Tóquio 2020 que esteve presente em Lausanne.

"Da partida inaugural de softbol em Fukushima, dois dias antes da abertura dos Jogos, até a maratona masculina do último dia, haverá o número recorde de 339 provas em 33 esportes durante as duas semanas dos Jogos", acrescentou.

Um "super sábado" acontecerá em 1º de agosto, com muitas medalhas para dividir neste dia, especialmente em novas provas por equipes mistas em judô ou triatlo.

O programa detalhado das provas será aprovado na primeira metade do próximo ano. Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 serão divididos em 42 sedes, 24 destas já existentes, 10 temporárias e oito novas sedes que serão permanentes.