Topo

Libertadores-2019 terá final em jogo único pela primeira vez

14/08/2018 18h34

Asunción, 14 Ago 2018 (AFP) - A final da Libertadores de 2019 vai ser disputada pela primeira vez em jogo único, em Santiago, segundo anúncio da Conmebol nesta terça-feira.

É a primeira vez que a decisão vai ser realizada sem jogos de ida e volta, desde que o torneio foi criado em 1960. A confederação confirmou também que a decisão da Copa Sul-americana do mesmo ano será disputada em jogo único, em Lima.

Deste modo, a Conmebol adotou o mesmo critério utilizado pela Liga dos Campeões e Liga Europa.

O Conselho da Conmebol "tomou duas decisões históricas: Santiago (Chile) vai sediar a final única da Conmebol Libertadores 2019, e a disputa da final da Copa Sul-americana 2019 também será um jogo único, em Lima (Peru)", indicou a entidade do futebol sul-americano em comunicado.

Até a atual edição das duas competições, o campeão se consagra em jogos de ida e volta. Se for necessário, com prorrogação e pênaltis no segundo confronto.

"Estas decisões obedecem o objetivo estratégico de potencializar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimento e melhores standards em todo nível", disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

O dirigente considerou que essa resolução adotada será uma "grande oportunidade para a América do sul dar um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, comodidade e atenção nos estádios, além da promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores".

Santiago, Lima e Montevidéu foram as três cidades postulantes para sediar a final no ano que vem, mas a capital uruguaia desistiu da candidatura.

O presidente da Federação de Futebol do Chile, Arturo Salah, ressaltou "a história que une o Estádio Nacional com o torneio e por essa capacidade organizativa que queremos seguir demonstrando para receber os vistantes do continente como sabemos".

A escolha foi realizada após missões de inspeção durante mais de dois dias, incluindo estádios, aeroportos, campos de treinamento, hotéis, zonas de fãs e outros espaços.