Topo

Fifa intervém na federação uruguaia e assume controle até 2019

21/08/2018 19h45

Montevidéu, 21 Ago 2018 (AFP) - A Fifa anunciou nesta terça-feira que interveio com efeito imediato na Associação Uruguaia de Futebol (AUF), da qual tomará o controle através de um "comitê de regularização", em meio ao caos após a renúncia do presidente da entidade.

O órgão que rege o futebol mundial "decidiu nomear com efeito imediato um comitê de regularização para a AUF" com mandato até 28 de fevereiro de 2019 e que deverá "gerenciar" a federação uruguaia, "revisar" seus estatutos e "organizar eleições", segundo mensagem interna enviada em Zurique, na Suíça, e divulgada pela imprensa local.

O caos eclodiu na AUF em final de julho, quando o então presidente Wilmar Valdez renunciou surpreendentemente ao cargo e à tentativa de se reeleger após o vazamento de áudios que supostamente o comprometiam em um processo de licitação para a compra de câmaras de segurança para o estádio Centenário de Montevidéu.

Após a renuncia de Valdez, que inicialmente alegou "razões estritamente pessoais e familiares" para deixar o cargo, o escândalo atingiu até o governo do presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez.

Documentos revelados pela imprensa uruguaia mostram que o Ministério do Interior, comandado pelo irmão do presidente, Jorge Vázquez, foi determinante para a escolha da empresa vencedora da licitação.

O caso, batizado como "AUFgate", está sendo investigado pela justiça uruguaia.