Topo

Copa América coincidirá com Euro a partir de 2020

18/09/2018 15h47

Asunción, 18 Set 2018 (AFP) - A Conmebol solicitou oficialmente à Fifa uma autorização para fazer com que a disputa da Copa América coincida com a Eurocopa, organizada em anos pares, de modo a facilitar a cessão de jogadores sul-americanos que atuam na Europa.

"Quero tornar público um pedido que fizemos à Fifa para que a partir de 2020 a Copa América se jogue em anos pares. Assim, o último ano em que se jogaria em anos impares seria a Copa América do Brasil-2019", anunciou o presidente da Conmebol, o paraguaio Alejandro Domínguez.

A disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos em 2016, motivou o pedido à Fifa, admitiu Domínguez, que destacou o fato do torneio excepcional, organizado para comemorar os 100 anos da criação da Confederação Sul-Americana, ter sido "uma experiência muito positiva".

Domínguez adiantou os planos da direção da Conmebol em reunião do Conselho de Presidentes, realizada na Bolívia na segunda-feira.

Nesta mesma reunião, Domínguez explicou que buscará "uma forma equilibrada e justa" para atribuir as próximas sedes da Copa América, a partir de 2020.

A Copa América do Brasil-2019 será disputada de 7 a 30 de junho do ano que vem e contará com a participação das 10 seleções sul-americanas e duas convidadas, Japão e Catar.