Topo

Pai do zagueiro Kompany se torna primeiro prefeito negro da Bélgica

15/10/2018 11h39

Bruxelas, 15 Out 2018 (AFP) - O pai do zagueiro belga Vincent Kompany se tornou o primeiro prefeito negro eleito da Bélgica, tendo vencido no domingo (14) as eleições do município Ganshoren, nos arredores da capital Bruxelas. Pierre Kompany, de 71 anos, assume o cargo em dezembro. 

Kompany pai - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
Em 1975, Kompany pai deixou a República Democrática do Congo (ex-Zaire) para morar na Bélgica, tornando-se oficialmente um refugiado político em 1982. Anos depois, obteve a nacionalidade belga. 

"Ele é o primeiro prefeito negro da Bélgica, nunca havia acontecido antes. É histórico. Todos estamos muito felizes. Parabéns para meu pai", escreveu o filho Vincent, capitão do Manchester City (ING), em vídeo publicado em sua conta no Instagram.

Embora tenha estudado engenharia civil, Pierre Kompany se tornou motorista de táxi em Bruxelas.

"É um orgulho! Como posso esquecer? Meus filhos conhecem a origem de seu pai", declarou nesta segunda-feira (15) o novo prefeito de Ganshoren, de 25 mil habitantes. Pierre é integrante do partido Centro Democrático Humanista (CDH, de centro).

Em 2014, Denis Liselele, de origem congolesa, havia assumido provisoriamente a prefeitura de Sambreville, pois o então prefeito eleito estava envolvido em um processo judicial. Desta forma, Pierre Kompany é o primeiro negro a assumir o cargo de prefeito por meio da urna na Bélgica.