Topo

Real Madrid confirma argentino Solari como novo técnico

Santiago Solari foi confirmado como técnico do Real Madrid - Denis Doyle/Getty Images
Santiago Solari foi confirmado como técnico do Real Madrid Imagem: Denis Doyle/Getty Images

em Madri (Espanha)

12/11/2018 14h28

O argentino Santiago Solari, até então técnico interino do Real Madrid, foi confirmado no cargo nesta segunda-feira (12), segundo informações da federação espanhola (RFEF). Ele teve um excelente início no comando da equipe merengue, com quatro vitórias no mesmo número de jogos.

Como o mandato interino é limitado a duas semanas pelas regras espanholas, o período chegaria ao fim nesta segunda. O Real aproveitou para confirmá-lo oficialmente no cargo, homologando seu contrato na federação.

"Tudo está em ordem. O Real Madrid cuidou do contrato de Solari e não há qualquer problema", declarou a RFEF em mensagem enviada à AFP.

Nomeado no fim de outubro após a humilhante derrota no clássico espanhol contra o Barcelona, por 5 a 1, o ex-técnico do time B do Real substituiu "provisoriamente" o espanhol Julen Lopetegui, demitido devido aos fracos resultados.

No entanto, não havia grandes nomes disponíveis no mercado em plena metade de temporada e, após duas semanas como interino, Solari convenceu jogadores, torcedores e dirigentes com seu trabalho e resultados.

Melhor início da história

Primeiro confronto mais complicado de Solari, a vitória diante do Celta de Vigo no domingo, por 4 a 2, confirmou seu impacto na dinâmica merengue: após cinco derrotas em sete jogos sob o comando de Lopetegui, o Real venceu seus quatro primeiros jogos com o argentino como técnico.

Sob as ordens de Santiago Solari, a equipe de Madri anotou 15 gols e sofreu apenas dois, o melhor início da história de um técnico do Real após quatro jogos.

Com o tropeço do líder Barcelona no domingo diante do Betis, em derrota por 4 a 3, o Real Madrid ficou a quatro pontos de distância do topo da tabela do Campeonato Espanhol. Na Liga dos Campeões, os merengues estão próximos da classificação às oitavas de final.

Com a comunicação com os jogadores como seu ponto forte, Solari, ex-jogador do clube (2000-2005), vem seguindo os passos do ex-companheiro Zinedine Zidane, que também havia feito a transição de técnico da equipe B para o comando da equipe principal do Real Madrid, conquistando três Ligas dos Campeões seguidas até entregar o cargo ao fim da última temporada.

O primeiro desafio de Solari será defender o título de campeão do mundo de clubes, que o Real disputará em dezembro nos Emirados Árabes Unidos (12-22 de dezembro).