Topo

ATP anuncia nova competição entre seleções a partir de 2020

15/11/2018 16h47

Londres, 15 Nov 2018 (AFP) - A ATP, órgão que comanda o circuito masculino de tênis, anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma nova competição entre equipes, que vai reunir 24 nações a partir de 2020, com premiações de 15 milhões de dólares e 750 pontos para o campeão.

A primeira edição da ATP Cup acontecerá entre os dias 3 e 12 de janeiro em três cidades da Austrália, pouco antes do início do primeiro Grand Slam do ano, disputado no país.

Cada duelo será composto por dois jogos de simples e um de duplas. Serão cinco atletas para cada equipe. Os países serão selecionados de acordo com a classificação mundial de seu melhor tenista.

A competição por equipes pode ser atrativa para os jogadores, porque vai premiar o vencedor com 750 pontos. O valor só é menor que os Grand Slams (2000) e os Masters 1000 (1000) nos demais torneios do circuito.

A ATP Cup recebeu apoio de vários tenistas, entre eles alguns dos melhores do mundo. O sérvio Novak Djokovic e o americano John Isner participaram em Londres da apresentação da nova competição.

Por outro lado, o suíço Roger Federer, o alemão Alexander Zverev e o austríaco Dominic Thiem demonstraram apoio por meio de um vídeo.

Esta nova competição por equipes será realizada seis semanas depois da reformada Copa Davis, organizada pela Federação Internacional de Tênis (ITF) e pela empresa Kosmos, do jogador do Barcelona Gerard Piqué. A fase final da primeira edição está prevista para novembro de 2019, em Madri.

A nova Copa Davis, que não dá pontos para o ranking ATP, parece contar unicamente com o apoio de Rafael Nadal entre os principais nomes do circuito.

A ATP Cup sucede a World Team Cup, cuja última edição foi disputada em 2012 em Düsseldorf.

apz/gh/pm/fa

KOSMOS ENERGY