Topo

Advogado suíço, ex-funcionário da Fifa, se retira de investigação sobre futebol

19/11/2018 18h12

Genebra, 19 Nov 2018 (AFP) - Um ex-encarregado da comissão de Ética da Fifa, o suíço Cornel Borbély, decidiu deixar suas funções na autoridade de vigilância da procuradoria federal, para não dificultar as investigações em curso ligadas ao futebol, segundo um comunicado publicado nesta segunda-feira (19).

Borbély e o alemão Hans-Joachim Eckert faziam parte da comissão de Ética até sua demissão, em maio de 2017, após a chegada de Gianni Infantino à presidência da Fifa.

"Cornel Borbély deveria, por sua atividade passada, declarar-se incompetente de forma contínua" para julgar os casos ligados ao futebol, indicou o Ministério Público da Confederação em um breve comunicado.

Desde que a Justiça americana prendeu, em maio de 2015, altos executivos do futebol mundial em Zurique, a Justiça suíça abriu vários processos.

Uma delas é a que envolve o ex-presidente da Fifa Joseph Blatter e o ex-presidente da Uefa Michel Platini pelo pagamento de dois milhões de francos suíços do primeiro ao segundo. Ambos foram suspensos pela justiça interna da Fifa.

Blatter também é suspeito de "gestão desleal" por ter concedido um contrato de direitos televisivos a Jack Warner, ex-presidente da Fifa, em condições muito vantajosas.

A Justiça suíça abriu um processo contra Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da Fifa, suspenso pela justiça interna da Fifa por atos de corrupção.