Topo

Esporte

Bola de Ouro para Modric ou para um campeão do mundo?

02/12/2018 15h06

Paris, 2 dez 2018 (AFP) - Decisivo no tricampeonato da Liga dos Campeões e líder da Croácia no vice da Copa do Mundo, Luka Modric é o favorito para vencer a Bola de Ouro, nesta segunda-feira, mas com os franceses campeões do mundo Antoine Griezmann, Kylian Mbappé e Raphaël Varane sonhando com uma surpresa.

Em entrevista à AFP em outubro, Paul Pogba revelou que esperava que dessem o prêmio a um de seus companheiros no título mundial. "Seja Griezzman, Kylian ou Raph, eles merecem mais que eu", afirmou o meia do Manchester United.

O vencedor será revelado em cerimônia de gala marcada para as 19h pelo horário de Brasília. O ex-jogador David Ginola irá comandar a festa.

Modric já conquistou os prêmios de melhor jogador da Copa do Mundo, The Best Fifa e melhor jogador da temporada Uefa. No troféu concedido pela revista France Football, 180 jornalistas de todo o mundo votaram entre os dias 9 de outubro e 9 de novembro.

Varane é o único que tem a seu favor os títulos da Champions e da Copa do Mundo. Mas a posição de zagueiro joga contra no retrospecto de vencedores, sendo o italiano Fabio Cannavaro o último da posição a receber a honraria, em 2006.

"É óbvio que os jogadores ofensivos dão mais alegria ao público, porque marcam gols", comentou Laurent Blanc. "A temporada de Varane com o Real Madrid é excelente, não poderia ser melhor. Você vai escolhê-lo? Eu o faria", acrescentou o ex-técnico do Paris Saint-Germain diante da imprensa.

Ter três jogadores em boas condições de disputar o prêmio talvez seja uma desvantagem para os franceses.

"Talvez deveriam ter chegado a um acordo entre os três franceses este ano para dizer 'é preciso votar nele'. Porque há o risco de se anularem entre eles e favorecer Modric", apontou Philippe Tournon, ex-chefe de imprensa dos Bleus ao jornal L'Equipe.

"Coloquei todos os ingredientes do meu lado para vencer a Bola de Ouro. Mas eu não posso votar no lugar das pessoas", comentou à AFP o craque do PSG, Kylian Mbappé.

O jovem vai cumprir 20 anos no próximo dia 20 de dezembro. Se não vencer o prêmio principal da noite, certamente se consolará com o novo troféu Kopa de melhor jogador sub-21, para o qual é o franco favorito.

O prêmio é decidido pelo voto dos 33 vencedores da Bola de Ouro que ainda estão vivos, entre eles Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Franz Beckenbauer, Michel Platini, Marco Van Basten e Zinédine Zidane.

A revista também vai premiar a melhor jogadora do futebol feminino, decidido pelo voto de 45 jornalistas. A lenda brasileira Marta está entre as 15 nomeadas ao troféu.

pgr-sc/gh/iga/fa

Mais Esporte