Topo

Esporte


Luka Modric conquista Bola de Ouro-2018 e encerra hegemonia CR7-Messi

03/12/2018 19h52

Paris, 3 dez 2018 (AFP) - O croata Luka Modric conquistou a Bola de Ouro-2018, nesta segunda-feira, encerrando a hegemonia de 10 anos do português Cristiano Ronaldo e do argentino Lionel Messi no prestigioso prêmio de melhor jogador do ano, entregue pela revista France Football.

O meia era o favorito para conquistar o troféu, depois de vencer o tricampeonato da Liga dos Campeões pelo Real Madrid e liderar a Croácia ao inédito vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia. CR7 e o francês Antoine Griezmann completaram o pódio, respectivamente na segunda e terceira colocações. O jovem francês Kylian Mbappé ficou na quarta posição, mas levou o prêmio Kopa de melhor jogador sub-21.

Modric já tinha vencido o prêmio 'The Best Fifa' e o de melhor jogador da temporada europeia, entregue pela Uefa. A agora o crota acrescenta a seu hall de troféus a prestigiosa Bola de Ouro, decidida pelo voto de 180 jornalistas internacionais.

"É uma sensação única, estou orgulhoso. Queria agradecer a todos que me permitiram estar aqui nesta noite. Quando você é uma criança sempre tem sonhos. Os meus eram jogar em um grande clube e ganhar grandes troféus. A Bola de Ouro era tudo o que eu podia sonhar quando era criança", disse Modric ao receber a premiação.

A condecoração do ano de Modric encerrou o domínio de Ronaldo e Messi nos últimos 10 anos, com cinco prêmios para cada. Foi a primeira vez desde 2007 que Messi ficou de fora do pódio da premiação, enquanto o craque brasileiro Neymar deixou o Top-10 pela primeira vez desde 2013.

O atacante do Paris Saint-Germain ficou na 12ª colocação, após desempenho decepcionante na Copa do Mundo e por ter perdido boa parte da temporada com lesão no pé direito. O PSG caiu nas oitavas de final da Champions em atuação aquém do esperado.

O brasileiros Roberto Firmino (Liverpool), Marcelo (Real Madrid) e Alisson Becker (Roma/Liverpool) ficaram respectivamente na 19ª, 22ª e 25ª colocações.

Nos outros prêmios da noite, a jogadora norueguesa Ada Hegerberg ganhou a primeira Bola de Ouro feminina na história do prestigioso troféu. A atacante de 23 anos do Lyon venceu a Liga dos Campeões feminina e a Liga francesa. A brasileira Marta, seis vezes vencedora do prêmio de melhor jogadora da Fifa, inclusive o da atual temporada, foi uma das concorrentes.

Já o inédito troféu Kopa de melhor jogador sub-21, eleito pelos 33 jogadores vencedores da Bola de Ouro que ainda estão vivos, comprovou o favoritismo de Mbappé. O atacante do PSG foi decisivo no título da Copa do Mundo da França, balançando as redes quatro vezes, um deles na final.

"Estou muito feliz por este prêmio, é a recompensa a um ano com um pôquer (de títulos) a nível nacional, além do que venci com meus companheiros na seleção", declarou o jovem prodígio de 19 anos.

- Classificação final da Bola de Ouro:

1. Luka Modric (Real Madrid/CRO)

2. Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Juventus Turim/POR)

3. Antoine Griezmann (Atlético Madrid/FRA)

4. Kylian Mbappé (Paris SG/FRA)

5. Lionel Messi (Barcelona/ARG)

6. Mohamed Salah (Liverpool/EGI)

7. Raphaël Varane (Real Madrid/FRA)

8. Eden Hazard (Chelsea/BEL)

9. Kevin De Bruyne (Manchester City/BEL)

10. Harry Kane (Tottenham/ING)

11. N'Golo Kanté (Chelsea/FRA)

12. Neymar (Paris SG/BRA)

13. Luis Suarez (Barcelona/URU)

14. Thibaut Courtois (Chelsea/Real Madrid/BEL)

15. Paul Pogba (Manchester United/FRA)

16. Sergio Aguero (Manchester City/ARG)

17. Gareth Bale (Real Madrid/WAL)

. Karim Benzema (Real Madrid/FRA)

19. Roberto Firmino (Liverpool/BRA)

. Sergio Ramos (Real Madrid/ESP)

. Ivan Rakitic (Barcelona/CRO)

22. Edinson Cavani (Paris SG/URU)

. Sadio Mané (Liverpool/SEN)

. Marcelo (Real Madrid/BRA)

25. Alisson Becker (AS Rome/Liverpool/BRA)

. Mario Mandzukic (Juventus Turim/CRO)

. Jan Oblak (Atlético Madrid/SVN)

28. Diego Godin (Atlético Madrid/URU)

29. Hugo Lloris (Tottenham/FRA)

. Isco (Real Madrid/ESP).

Mais Esporte