Topo

Copa do Rei - 2019

Vinicius Jr. não vai condicionar minha escalação, diz técnico do Barcelona

Real e Barça se enfrentam amanhã pela Copa do Rei e sábado pelo Campeonato Espanhol - Pau Barrena / AFP
Real e Barça se enfrentam amanhã pela Copa do Rei e sábado pelo Campeonato Espanhol Imagem: Pau Barrena / AFP

Da AFP, em Barcelona (Espanha)

26/02/2019 17h32

O técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, declarou hoje que o jogo de volta das semifinais da Copa do Rei contra o Real Madrid na quarta-feira "é definitivo", mas negou que influencie o segundo jogo, já no sábado, pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol.

"É um jogo definitivo, um dos dois vai chegar à final e um vai ficar fora", disse Valverde na coletiva de imprensa antes do duelo.

"É um jogo de destaque porque é uma semifinal, é um clássico, é uma partida importante e nós queremos avançar", acrescentou o técnico do Barça.

"Todos os jogos desta envergadura têm este ponto definitivo, é uma eliminatória, no final todos sabemos a envergadura do rival, sabemos do que se trata, eles vão dar o máximo, e nós também", afirmou.

"Sabemos que vai ser complicado, que temos um placar que não é o que gostaríamos logo de cara, mas é uma partida que está aberta, um jogo eliminatório que vai ser decidido", garantiu.

Depois do empate em 1 a 1 no jogo de ida no Camp Nou, que dá ao Real Madrid a pequena vantagem de pode empatar sem gol na volta, Valverde está certo de que seu time terá que tentar atacar o adversário.

"Tentamos sempre sair para vencer o jogo e, nesse caso, partimos do pressuposto de que, se não marcarmos, não temos possibilidades de avançar no torneio. Nossa obrigação é sair para marcar", afirmou Valverde, lembrando que "fazemos isso sempre, não é nenhuma variação daquilo que fazemos sempre".

O técnico do Barça não quis adiantar a escalação para o jogo no Santiago Bernabéu, mas perguntado sobre o meio-campo brasileiro Arthur, lesionado há cerca de um mês, considerou que sua volta pode estar próxima.

"Está melhor, ontem ele atuou em uma parte do treino, não inteiro, não sei como terá assimilado e temos que valorizá-lo agora, mas eu não esperava que ele pudesse estar disponível para este jogo. Esperemos tê-lo daqui a pouco, talvez no sábado", explicou.

A desenvoltura de Vinicius Júnior

O técnico também fez vários elogios ao atacante brasileiro Vinicius Júnior, grande surpresa do Real Madrid, mas negou que sua eventual presença amanhã possa fazer com que mude sua escalação.

"É um jogador que desequilibra, está fazendo uma grande temporada. É um jogador que traz coisas para o Real porque tem desenvoltura, tem velocidade", disse Valverde.

"Mas não me influencia porque, se Vinicius não jogar, joga Asensio, Bale, Isco. O Real tem grandes jogadores, independentemente do Vinicius, que está muito bem", garantiu o técnico do Barça.

Embora seja o primeiro de dois clássicos consecutivos, Valverde negou que a primeira partida possa ter impacto na de sábado.

"Não é normal jogar duas partidas desta envergadura na mesma semana, mas pode acontecer. É difícil que ocorra o mesmo resultado em um e outro, sempre são partidas diferentes, não sei o que pode acontecer nestas duas", disse.

"O que está claro é que nossa intenção, desde já, é separar os dois e focar naquele que temos pela frente, que é o de amanhã. O de sábado ainda está muito longe para nós", garantiu Valverde, antes de concluir: "Vejo os dois jogos mais ou menos parecidos."

O gol foi de Benzema, mas quem brilhou foi Vinícius Jr.; veja

UOL Esporte