Topo

Bélgica, Croácia e Holanda iniciam campanha rumo à Euro-2020

20/03/2019 11h06

Paris, 20 Mar 2019 (AFP) - A Bélgica, líder do ranking Fifa, a Croácia, atual vice-campeã do mundo, e a renovada Holanda iniciam nesta quinta-feira suas caminhadas nas eliminatórias da Eurocopa-2020, que será disputada em 12 cidades europeias em comemoração aos 60 anos do torneio continental.

Os croatas foram a grande surpresa da Copa do Mundo da Rússia do ano passado, alcançando pela primeira vez em sua história a final da competição (perdida diante da França por 4 a 2).

Os veteranos que anunciaram seu adeus após a final na Rússia (Subasic, Strinic, Corluka, Mandzukic) obviamente não fazem parte do elenco que começa esta nova aventura, mas a Croácia poderá contar com suas grandes estrelas, como o atual Bola de Ouro Luka Modric, Ivan Rakitic e Ivan Perisic, sob o comando do técnico Zlatko Dalic.

Jovens como Marko Pjaca, Ante Rebic, Duje Caleta-Car ou Tin Jedvaj, que tiveram poucas chances na Rússia, precisam agora dar um passo à frente para começar a forjar a Croácia do futuro.

A estreia em Zagreb não deverá ser muito problemática, já que o adversário, o Azerbaijão, ocupa a 108ª posição do ranking Fifa, muito longe da Croácia (4ª), que neste grupo E não deve ter muito trabalho para garantir a vaga na fase final do torneio.

País de Gales, Eslováquia e Hungria devem brigar pela segunda vaga da chave.

A Bélgica, líder do ranking Fifa e terceira colocada na Rússia-2018, estreia nas eliminatórias em Bruxelas contra os russos, que terão a oportunidade de mostrar que a boa campanha em 'seu' Mundial (eliminação nas quartas) não foi casualidade.

- Sem De Bruyne, com Hazard -Nos Diabos Vermelhos belgas, que continuam sob o comando do espanhol Roberto Martínez, a ausência mais destacada será a do meia Kevin de Bruyne, lesionado, assim como de Axel Witsel e Vincent Kompany.

Já Eden Hazard, grande estrela belga, estará em campo e contará com a preciosa ajuda de Romelu Lukaku, Thibaut Courtois, Jan Vertonghen e Dries Mertens.

A priori, a Rússia será o adversário mais duro dos belgas no grupo I, o que mostra a importância desse primeiro duelo.

A Escócia, que tentará se colocar na briga para voltar a disputar uma grande competição continental, deverá mostrar suas intenções contra o Cazaquistão.

Já a Holanda, que ficou de fora das últimas duas grandes competições internacionais (Euro-2016 e Copa-2018), receberá Belarus com o objetivo de acabar com essa dinâmica negativa.

E, apesar de ter pela frente um choque de peso no Grupo C com a Alemanha no domingo, os holandeses têm tudo para alcançar a almejada classificação, já que a chave conta com equipes mais modestas, como Belarus, Estônia e Irlanda do Norte.

- De Jong e De Ligt lideram -Em caso de outra catástrofe, os holandeses ainda poderiam apostar na classificação via Liga das Nações, cujo quadrangular final será disputado em junho.

A nova geração que surgiu no Ajax (como De Jong, De Ligt ou Van de Beek) parece o complemento ideal para os veteranos Cilessen, Van Dijk, Wijnaldum, Depay e Strootman para recolocar à 'Laranja' em seu devido lugar no futebol europeu.

Outra partida de destaque da primeira rodada destas eliminatórias será disputada em Viena entre Áustria e Polônia, os dois favoritos do grupo G.

A fase final da 16ª edição da Eurocopa será disputada por 24 equipes divididas em 12 cidades europeias (Amsterdã, Munique, Bucareste, Budapeste, Baku, São Petersburgo, Bilbao, Roma, Dublim, Glasgow, Londres e Copanhague), entre 12 de junho e 12 de julho de 2020.

As duas semifinais e a grande final serão disputadas no estádio londrino de Wembley.

- Jogos da primeira rodada das eliminatórias para a Eurocopa-2020:

. Grupo C

(16h45) Irlanda do Norte - Estônia

Holanda - Belarus

. Grupo E

(16h45) Eslováquia - Hungria

Croácia - Azerbaijão

. Grupo G

(16h45) Israel - Eslovênia

Macedônia - Letônia

Áustria - Polônia

. Grupo I

(12h00) Cazaquistão - Escócia

(13h00) Chipre - San Marino

(14h45) Bélgica - Rússia

bur/mcd/am