Topo

China anuncia projeto de pré-escolas especializadas em futebol

Crianças chinesas treinam futebol - Greg Baker / AFP
Crianças chinesas treinam futebol Imagem: Greg Baker / AFP

02/04/2019 06h55

Nunca é cedo demais para começar quando você sonha em conquistar a Copa do Mundo: a China, 72ª colocada no ranking da Fifa, criará centenas de escolas do ensino infantil (crianças até 5 anos) especializadas em futebol, com a esperança de melhorar o nível de seus jogadores.

Apesar da população de 1,4 bilhão de habitantes, a China está longe de ser uma potência no esporte mais praticado no mundo, o que é lamentado pelo presidente do país, Xi Jinping, que sonha em ver sua nação conquistando algum dia a Copa do Mundo.

Com este objetivo, Pequim começará a selecionar escolas do educação infantil para um programa piloto dedicado ao futebol, anunciou a agência Xinhua.

Uma circular do ministério da Educação citada pela agência estatal de notícias afirma que cada uma das 32 províncias do país deverá ter entre 50 e 200 centros de ensino infantil para futuros jogadores de futebol.

"O programa piloto busca despertar o interesse pelo futebol nas crianças com jogos de bola, criando uma atmosfera favorável à entrada da cultura do futebol", afirma o texto.

As crianças participarão em "diversas atividades físicas: correr, saltar, escalar e brincar com a bola", completa a Xinhua.

"Temos treinadores para as crianças com menos de cinco anos e muitas outras escolas dos ensino infantil de Pequim também têm programas para o futebol", afirmou Li Jianli, diretor de um colégio da capital, ao jornal Global Times.

A China se classificou apenas uma vez para a Copa do Mundo, o torneio de 2002 na Coreia do Sul e Japão, mas saiu da competição com três derrotas e sem marcar nenhum gol.