Topo

Grêmio vence líder Libertad (2-0) e recupera esperanças na Libertadores

23/04/2019 22h34

Asunción, 24 Abr 2019 (AFP) - O Grêmio de Porto Alegre venceu por 2 a 0 o Libertad do Paraguai fora de casa nesta terça-feira pela quinta rodada do Grupo H da Copa Libertadores da América.

Os gols da equipe comandada pelo técnico Renato Gaúcho foram marcados pelo atacante Everton aos 29 minutos do primeiro tempo e aos 39 minutos do segundo.

Com a vitória no Defensores del Chaco, em Assunção, o time tricolor assume provisoriamente o segundo lugar da chave e agora depende só de si para avançar às oitavas de final da competição.

O jogo decisivo será no dia 8 de maio diante do Universidad Católica, adversário direto, em Porto Alegre.

- Domínio gaúcho -O Grêmio, campeão do torneio em 2017, não se intimidou por estar em situação delicada na Libertadores jogando fora de casa contra o líder da chave. A equipe começou a partida com a posse de bola mas esbarrou na defesa do Libertad.

Só na segunda metade do primeiro tempo é que as chances vieram. Aos 24 minutos de jogo, Maicon cruzou para Cortez dentro da área e Martin Silva fez uma boa defesa.

A pressão da equipe gaúcha continuou e um minuto depois, Leonardo recebeu na área e lançou para o atacante Everton que deu um voleio mas a bola foi por cima do gol.

Aos 29, veio o gol gremista. Everton recebeu de Alisson, driblou Ivan Píris e chutou para o fundo das redes.

Apesar da vantagem no placar, o Grêmio continuou pressionando. Em boa jogada, Jean Pyerre penetrou na área paraguaia e chutou de bico obrigando Martin Silva a fazer uma bela defesa. Em outro lance, o mesmo Everton recebeu de Maicon, chutou e mais uma vez o goleiro defendeu, desta vez com o pé.

O Libertad ainda teve uma chance aos 37 minutos com Tacuara Cardozo que cobrou uma falta mas a bola foi para fora.

- Everton decreta a vitória -A equipe de Porto Alegre entrou no segundo tempo com Diego Tardelli no lugar de André e Michel substituindo Maicon.

Aos 26 minutos, Jean Pyerre teve uma nova chance. O jogador penetrou na área e tentou encobrir Martín Silva mas o goleiro desviou e a bola bateu no travessão.

Quatro minutos depois foi a vez de Tardelli entrar na área do Libertad e tentar o chute para mais uma defesa de Silva.

Aos 36 minutos o time paraguaio teve a chance de empatar quando Tacuara viu Recalde livre na área mas Paulo Víctor evitou o gol.

Três minutos após esse susto, veio o alívio para a equipe de Renato Gaúcho. Everton fez uma boa jogada em velocidade pela direita, driblou Iván Píris e chutou para o fundo das redes de Martin Silva.

Aos 45 minutos, o Libertad tentou diminuir com uma cabeçada de Recalde, mas Paulo Víctor defendeu.

Nos acréscimos, aos 48, Jean Pyerre poderia ter ampliado se não fosse mais uma defesa de Martín Silva. Mas o resultado foi ótimo para os gaúchos que agora só dependem de si na última rodada da fase de grupos.

Após a vitória, o Grêmio ficou em segundo no Grupo H, com 7 pontos, um a mais que o chileno Universidad Católica, que tem um jogo a menos e nesta quarta-feira enfrenta o Rosario Central, da Argentina, com apenas um ponto em quatro partidas disputadas. O Libertad segue líder isolado com 12 pontos em cinco jogos e com a vaga garantida.

hro/ao/aam