Topo

United-City, um clássico de Manchester entre orgulho e urgência

23/04/2019 13h08

Londres, 23 Abr 2019 (AFP) - Tem muita coisa em jogo no clássico de Manchester. O United recebe o City nesta quarta-feira em Old Trafford com a necessidade de apagar a humilhante derrota para o Everton (4-0), se manter na disputa pela Champions e com a opção de frear as chances de título do rival-vizinho.

Após ser eliminado nas quartas de final da Champions pelo Tottenham, o City encara esta partida adiada da 34ª rodada da Premier League como um passo crucial em seu caminho rumo ao 'triplete' nacional. Já campeão da Copa da Liga e finalista da FA Cup, o time de Pep Guardiola garantirá um novo título inglês se vencer todos os jogos que lhe restam até o fim da temporada.

Com dois pontos a menos que o Liverpool na tabela, mas um jogo a menos que o rival, uma vitória sobre o United devolveria a liderança ao City, que encararia os últimos três jogos na Premier League em vantagem, já com o mesmo número de partidas disputadas que os Reds.

Vencer Burnley, Leicester e Brighton, três equipes relativamente modestas, seriam os seguintes passos para que o City revalidasse o título inglês do ano passado. Em caso de tropeço nesta quarta-feira em Old Trafford, os Citizens teriam que torcer por um tropeço do Liverpool nas rodadas finais.

"Somos um clube que cresceu muito na última década e não nos assusta jogar lá (em Old Trafford). Antes, podia ser um pouco mais difícil, agora os jogadores do City fizeram deste duelo mais equilibrado", analisou Guardiola nesta terça-feira.

- Sem De Bruyne -Do outro lado do campo estará um United que sabe que vencer o City, ferindo o vizinho na briga pelo título inglês, é a melhor maneira de curar a ressaca pós-goleada sofrida diante do Everton.

Uma vitória no clássico, porém, também seria importante para o United seguir sonhando com o único objetivo que lhe restou na temporada: a busca pela classificação à próxima Liga dos Campeões. Nesta briga, os Diabos Vermelhos puderam pelo menos contar com o consolo dos tropeços na última rodada de Tottenham, Arsenal e Chelsea, seus rivais diretos.

Uma derrota seria praticamente um adeus à Champions. Além disso, abriria as portas para a saída de diversos jogadores, depois do técnico Ole Gunnar Solskjaer deixar entender no domingo que muitos atletas que não estão rendendo o esperado não estarão no time na próxima temporada.

"Tivemos uma reunião depois do jogo (contra o Everton) e todos os jogadores estavam muito decepcionados e tocados por nossa atuação. O jogo contra o City é perfeito. Não haverá onde se esconder em campo", declarou Solskjaer.

No clássico, o City não poderá contar com o belga Kevin De Bruyne, que sofreu uma lesão muscular no sábado na vitória por 1 a 0 diante do Tottenham.

mam/pm/am