Topo

China homenageia argentino Dario Conca após sua aposentadoria

24/04/2019 17h28

Xangai, 24 Abr 2019 (AFP) - As equipes chinesas e a mídia do país elogiaram nesta quarta-feira o argentino Dario Conca, que colocou o futebol chinês no mapa com uma transferência recorde em 2011, abrindo caminho para as chegadas de astros como Oscar, Hulk e Didier Drogba.

O meia-ofensivo anunciou sua aposentadoria como profissional na terça-feira, duas semanas antes de seu aniversário de 36 anos.

O fim de sua carreira chegou às capas dos jornais da China, onde Conca é considerado um pioneiro, e despertou uma reflexão sobre as mudanças no futebol chinês na última década.

O Guangzhou Evergrande da Superliga chinesa, estabeleceu na época um recorde nacional de 10 milhões de dólares para contar com o argentino em 2011, vindo do Fluminense.

Mas foi seu salário o que surpreendeu o mundo do futebol: 12,5 milhões de dólares por ano, atrás de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Uma soma extravagante para um jogador que não chegou a vestir a camisa da seleção argentina.

"Ele anunciou a idade de ouro" do futebol chinês, afirmou o Sina Sports nesta quarta-feira.

Conca passou dois anos e meio bem-sucedidos no sul da China com o Evergrande, marcando 54 gols em 99 partidas.

Voltou ao Fluminense em 2014, mas retornou à CSL em 2015 com o Shanghai SIPG. Porém, uma grave lesão no joelho ofuscou sua segunda etapa na China.

"Tanto sua habilidade quanto seu caráter são muito apreciados pelos torcedores", afirmou o SIPG, lembrando que o segundo filho de Conca nasceu em Xangai.

pst/lth/fox/iga/aam

CSL