Topo

Piloto francês Simon Pagenaud vence as 500 Milhas de Indianápolis

26/05/2019 17h57

Indianapolis, Estados Unidos, 26 Mai 2019 (AFP) - O piloto francês Simon Pagenaud (Penske) venceu neste domingo a 103ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, dando a seu país a primeira vitória na tradicional prova da IndyCar quase um século depois.

Pagenaud, que liderou a corrida quase do início ao fim, ultrapassou o americano Alexander Rossi (Andretti) faltando duas voltas para o fim e cruzou a linha de chegada em primeiro.

"É difícil de acreditar neste exato momento. Foi uma corrida muito intensa, que liderei quase toda. É muito incrível. É um sonho que se tornou realidade. Passei toda minha vida tentando conseguir isto. Nunca havia imaginado estar nesta situação", disse o vencedor, emocionado.

O japonês Takuma Sato (Rahal Letterman Lanigan) terminou em terceiro.

"Estou contente por ter conseguido este resultado mas aqui só importa a vitória", disse Rossi, cabisbaixo após a prova depois de liderar durante 22 das 200 voltas.

O último triunfo de um francês havia sido em 1920 com Gaston Chevrolet, piloto suíço-americano nascido na França e irmão do fundador da marca automobilística.

Antes, Jules Goux e René Thomas haviam vencido em 1913 e 1914.

Pagenaud, que tem 35 anos, havia se tornado no domingo passado o primeiro francês a conseguir a 'pole' desde Thomas em 1919.

Os brasileiros Tony Kanaan (A.J. Foyt) e Helio Castroneves (Penske) terminaram em nono e 18° respectivamente.

prz/cl/aam