Topo

Peru e Venezuela se enfrentam em Porto Alegre pela Copa América

14/06/2019 22h52

Porto Alegre, 15 Jun 2019 (AFP) - Peru com dúvidas e Venezuela focada em consolidar sua evolução vão se enfrentar no sábado em Porto Alegre em um duelo vital para as aspirações das duas seleções no Grupo A da Copa América que tem também o favorito e anfitrião Brasil e a modesta Bolívia.

1. As dúvidas de GarecaCom uma equipe que manteve a base que disputou a Copa do Mundo da Rússia de 2018, na volta triunfal do Peru após 36 anos de ausência, Ricardo Gareca enfrenta um novo desafio: deixar para trás a ressaca do mundial e lutar por uma Copa América que os peruanos ganharam apenas duas vezes (1939 e 1975).

Mas uma vitória de 1 a 0 sobre a Costa Rica e uma dura derrota de 3 a 0 sofrida para a Colômbia no encerramento da preparação rumo ao Brasil deixaram dúvidas, especialmente em uma defesa que vacila a cada ataque adversário.

O técnico garantiu na véspera da estreia que sua equipe "tem a experiência" necessária para se recuperar das adversidades e fazer uma boa campanha na Copa América.

Nesta sexta-feira, o segundo treino dos peruanos aconteceu em um ambiente descontraído que teve até toques de bola entre Gareca e seu pequeno neto além da comemoração do aniversário de André Carrillo, que fez 28 anos.

2. Guerrero, um apaixonado pela Copa AméricaO 'Predador' Paolo Guerrero está pronto e sua presença na Copa América aumenta a confiança da seleção peruana.

O maior artilheiro em atividade da Copa América, com 11 gols, tenta seguir fazendo história e seus gols podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da equipe. Do seu lado estará Yeferson Farfán.

Na estreia, Guerrero terá o apoio extra dos torcedores do Internacional de Porto Alegre para deixar para trás a punição que recebeu por doping durante 14 meses até abril deste ano.

Gareca sentenciou: "Paolo é um jogador digno de destacar e de admirar, não somente por tudo o que fez em sua trajetória, mas pelo momento muito particular que viveu", em referência ao caso.

O técnico argentino destacou que o mundo reconheceu que a sanção aconteceu devido a uma "circunstância acidental".

Já o treinador da Venezuela, Rafael Dudamel destacou "a capacidade de Paolo de jogar de costas para o gol, de aproveitar cada jogada na área", mas garantiu que o segredo está em frear o ataque do Peru antes que a bola chegue a seu artilheiro.

3. Venezuela, um sonho em plena criseNos últimos anos a seleção venezuelana vive o antagonismo de desenvolver um projeto consolidado no futebol, ao mesmo tempo em que está mergulhada em uma crise política, econômica e social.

A 'Vinotinto' busca dar um motivo de alegria para seu povo, e por isso seus jogadores prometem lutar para "serem protagonistas da Copa América", e se despedir do torneio na final de 7 de julho no Maracanã, disse o técnico a um dia da estreia contra o Peru.

Pensando além da Copa América, Dudamel estabeleceu um objetivo final mais adiante: conseguir levar a Venezuela a uma Copa do Mundo pela primeira vez em sua história, classificando o time para o mundial no Catar em 2022.

Com esse objetivo, a comissão técnica contratou como auxiliar o veterano técnico colombiano Francisco Maturana. "É um luxo para nós tê-lo em nossa equipe, em nossa família Vinotinto, é um luxo para o futebol sul-americano", afirmou Dudamel.

4. Salomón Rondón, o herói da 'Vinotinto'Salomón Rondón é o ídolo da torcida venezuelana. O atacante do Newcastle da Inglaterra mostrou que está em forma ao marcar dois gols no triunfo da Venezuela sobre os Estados Unidos (3-0), rumo ao Brasil.

Seus gols e a defesa venezuelana que tem a estreia no gol de Wuilker Faríñez, um dos goleiros com mais projeção no torneio, serão os destaques de uma seleção que vem evoluindo.

Correndo contra o tempo, Dudamel completou o elenco nesta quinta-feira com a chegada a Porto Alegre de Yeferson Soteldo que substituiu o lesionado Adalberto Peñaranda.

A partida vai ser disputada a partir das 16h (horário de Brasília) na Arena do Grêmio e vai ter a arbitragem do colombiano Wilmar Roldán.

Prováveis escalações:

Peru: Pedro Gallese - Luís Advincula, Carlos Zambrano, Luis Abram, Miguel Trauco - Renato Tapia, Yoshimar Yotún, André Carillo, Christian Cueva - Yeferson Farfán e Paolo Guerrero. Técnico: Ricardo Gareca.

Venezuela: Wuilker Faríñez - Ronald Hernández, Jordan Osorio, Mikel Villanueva, Roberto Rosales - Jhon Murillo, Junior Moreno, Tomás Rincón, Yangel Herrera, Jefferson Savarino - José Salomón Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)

gfe/mcd/ma/aam