Topo

Suárez e Cavani brilham em goleada do Uruguai sobre Equador na Copa América

16/06/2019 21h46

Belo Horizonte, 17 Jun 2019 (AFP) - Os artilheiros do Uruguai Luis Suárez e Edinson Cavani continuaram neste domingo engordando suas marcas com a seleção celeste, ajudando a equipe a golear por 4 a 0 o Equador na estreia na Copa América do Brasil-2019, no Mineirão.

Um rápido gol de Nicolás Lodeiro, aos 6 minutos, tirou o zero do placar em Belo Horizonte e Cavani, aos 33, e Suárez, aos 44, logam ampliaram a vantagem uruguaia antes do intervalo. No segundo tempo, Arturo Mina (77) anotou contra o quarto gol do Uruguai na partida.

A partida que inaugurou o Grupo C, que na segunda-feira verá também o duelo entre Chile e Japão, se tornou uma avalanche ofensiva uruguaia sobre um adversário equatoriano que ficou fragilizado com a expulsão de José Quintero aos 24 minutos, em jogada revisada pelo VAR.

Suárez chegou a 57 gols na carreira com a camisa celeste e segue como artilheiro histórico de seu país, seguido de perto por Cavani, que tem 47.

- Cartão vermelho e domínio -O Uruguai ficou em vantagem muito cedo no jogo.

O jogo tinha acabado de começar quando Suárez, desta vez como garçom, tocou para Lodeiro ajeitar e fuzilar o gol do goleiro do Equador Alexander Domínguez. Logo em seguida, o Uruguai teve um gol anulado por impedimento de Cavani.

Ferido, buscando frear o desastre, a equipe equatoriana tentou assumir a posse de bola, como prometia na véspera seu técnico, o colombiano Hernán Darío Gómez.

Não deu. Essa lucidez não durou muito.

A perda de Quintero, expulso após acertar o rosto de Lodeiro em uma dividia, foi fatal. Nem a tentativa de fortalecer o meio de campo, com Pedro Velasco entrando no lugar de Ángel Mena, foi suficiente para segurar o ímpeto uruguaio em vantagem numérica.

- Letal -Enquanto isso, Domínguez fazia o que podia. Aos 32, voou para defender no reflexo um chute forte no contrapé de Cavani.

Mas a revanche do atacante do PSG veio rapidamente, acabando com a maldição de não ter marcado nas últimas três edições da Copa América. E o fez de maneira notável, com uma meia-bicicleta, depois de Godín desviar um cruzamento de Lodeiro.

A ideia equatoriana de dominar a posse de bola caiu em esquecimento. Rodrigo Bentancur e Matías Vecino foram donos do meio de campo e alimentavam seus companheiros de ataque com facilidade.

E, antes do intervalo, chegou o gol de Suárez, que não perdoou ao aparecer livre na pequena área após um escanteio.

- Vitória protocolar -Logo no início do segundo tempo, Cavani gritava outro gol, mas o lance acabou anulado por impedimento. Do outro lado do campo, o Equador estava entregue.

Ao perceber a fragilidade do adversário e com a vitória garantida, o Uruguai diminuiu o ritmo, deixando a partida mais lenta e com menos emoções.

Contudo, ainda havia tempo para uma última desgraça equatoriana na partida, com um gol contra de Mina, zagueiro que ganhou de última hora a titularidade na briga com Robert Arboleda.

O gol foi anulado em um primeiro instante, mas o VAR entrou em ação para corrigir a decisão do árbitro, sacramentando a goleada uruguaia na estreia na Copa América.

erc/am