Topo

Alemanha goleia África do Sul e vai às oitavas da Copa do Mundo, Espanha também passa

17/06/2019 15h18

Montpellier, França, 17 Jun 2019 (AFP) - Uma das favoritas ao título, a Alemanha goleou por 4 a 0 a África do Sul e garantiu a primeira colocação do Grupo B da Copa do Mundo da França de futebol feminino, enquanto a Espanha, que ficou no 0 a 0 com a China, também avançou na segunda posição.

As alemães, bicampeãs do mundo (2003, 2007) já podem pensar em seu duelo das oitavas de final, no dia 22 de junho em Grenoble, contra uma das melhores terceiras colocadas (do Grupo A, C ou D).

Após duas vitórias magras sobre China e Espanha (1-0 nos dois jogos), a Alemanha mostrou sua força nesta segunda-feira em Montpellier.

Mesmo em ótima situação no grupo, a técnica Martina Voss-Tecklenburg não quis poupar nenhuma titular, já não podendo contar com a estrela do time Dzsenifer Marozsan, que se recupera de uma fratura no pé.

Além da superioridade técnica, a Alemanha também aproveitou alguns presentes das sul-africanas, eliminadas da Copa do Mundo sem somar um ponto sequer.

Melanie Leupolz, sem precisar pular e completamente livre de marcação dentro da área, abriu o placar para a Alemanha (14) após cobrança de escanteio e Sara Daebritz ampliou (29) ao aproveitar um rebote bobo da goleira africana Andline Dlamini.

Antes do intervalo, a Alemanha conseguiu marcar o primeiro gol em jogada construída, com Alexandra Popp (40) finalizando de cabeça um cruzamento de Svenja Huth.

No segundo tempo, Lina Magull fechou a conta, aproveitando um rebote de um chute que Dlamini espalmou na trave (58).

Nos minutos finais, porém, a África do Sul mostrou sinal de vida e de ânimo ao jogo, com a veloz Thembi Kgatlana, que já havia marcado contra a Espanha, quase fazendo um gol de honra. No lance, a goleira Almuth Schutl (75) salvou.

Na outra partida do grupo, Espanha e China ficaram no 0 a 0, um resultado que deu a segunda colocação e a vaga nas oitavas às europeias, que enfrentarão na próxima fase a primeira colocada do Grupo F, que deverá ser a forte seleção dos Estados Unidos.

Após terminar sua primeira participação em Copas do Mundo, há quatro anos no Canadá, com duas derrotas e um empate, a Espanha pisará pela primeira nas oitavas de final.

O empate também não foi ruim para as chinesas, que aguentaram de maneira valente a pressão espanhola nos minutos finais e, com quatro pontos, avançarão à próxima fase como uma das melhores terceiras colocadas.

eba/am