Topo

Peru vence Bolívia por 3 a 1 e fica perto das quartas de final da Copa América

18/06/2019 21h31

Rio de Janeiro, 19 Jun 2019 (AFP) - O Peru deu nesta terça-feira um grande passo rumo às quartas de final da Copa América ao vencer a frágil seleção da Bolívia por 3 a 1 em partida do grupo A disputada no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Aos 28 minutos, o ponta boliviano Marcelo Martins converteu um pênalti que havia sido marcado com o auxílio do VAR.

Mas o astro peruano Paolo Guerrero igualou aos 45 com um golaço em que driblou o goleiro. Aos 10 do segundo tempo, Jefferson Farfán virou com uma cabeçada e nos acréscimos (90+6) Edison Flores decretou a vitória com um belo chute de pé esquerdo.

A vitória levou os peruanos aos quatro pontos, com grande chances de avançar as quartas de final, seja qual for o resultado de seu jogo contra o Brasil na terceira e última rodada da fase de grupos.

Já os bolivianos, com nenhum ponto marcado, ainda sonham com uma das vagas reservada aos melhores terceiros.

- Peru superior desde o início -Desde o início da partida ficou clara a superioridade do Peru, que buscava com mais urgência os três pontos e passa por um momento melhor.

Os peruanos tinham a posse de bola e se movimentavam bem, buscando o atacante Guerrero.

Mas o VAR apareceu de novo para castigar o Peru. Em sua primeira partida, contra a Venezuela, já havia anulado dois gols peruanos. Desta vez marcou um pênalti.

Após uma confusa jogada na área, com uma bola que atingiu a mão de um zagueiro, o árbitro, o equatoriano Roddy Zambrano, consultou a video-arbitragem e confirmou a penalidade máxima, convertida por Martins.

Mas então, pouco antes do fim do primeiro tempo, apareceu o 'Depredador' Guerrero para marcar um golaço.

Ele avançou em velocidade após receber um passe de Christian Cueva, driblou o goleiro boliviano e empatou.

Con este gol Guerrero soma 12 em Copas América, tornando-se assim o maior artilheiro desta competição em atividade, empatado com o chileno Edu Vargas, que na segunda-feira marcou dois gols na vitória sobre o Japão.

A vitória começou a se desenhar no início do segundo tempo quando Farfán, que joga no Lokomotiv russo, pulou e cabeceou com força para o fundo das redes após um cruzamento de Guerrero.

A partir daí, mesmo em vantagem no placar, o Peru continuou pressionando e o goleiro boliviano evitou uma derrota pior.

E o gol que sentenciou a vitória peruana veio nos acréscimos quando Flores recebeu de Farfán, driblou um zagueiro boliviano e, após uma paradinha, tocou a bola por cima do goleiro Lampe.

jm/mcd/aam