Topo

Jogos Olímpicos de Inverno-2026 serão em Milão/Cortina (COI)

24/06/2019 13h42

Lausana, Suíça, 24 Jun 2019 (AFP) - Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026 serão disputados em Milão/Cortina d'Ampezzo, após decisão final do Comitê Olímpico Internacional (COI), reunido nesta segunda-feira em Lausana, constatou um jornalista da AFP.

A candidatura italiana, que prevê uma cerimônia de abertura em Milão e provas de esqui alpino em Bormio para os homens e em Cortina d'Ampezzo para as mulheres, venceu a disputa contra Estocolmo/Are. Os Jogo de Inverno serão disputados entre 6 e 22 de fevereiro de 2026.

A candidatura italiana, que era a favorita e foi defendida em Lausana pelo chefe do governo italiano, Giuseppe Conte, venceu a disputa com 47 votos contra 34 para Estocolmo. Um dos 82 membros votantes do COI se absteve da votação.

Giovanni Malago, presidente do Comitê Olímpico italiano e recentemente eleito membro do COI, será o presidente do Comitê Organizador.

Após a desistência de diversas candidaturas (Calgary, Sion, Schladming e Sapporo) devido à falta de apoio popular e a eliminação da estação turca de Erzurum pelo COI, Milão e Estocolmo eram os últimos dois postulantes ainda na briga.

Antes de 2026, os Jogos Olímpicos de Inverno serão disputados em 2022 em Pequim.

ebe/mca/am