Topo

Holanda vai às quartas da Copa feminina ao vencer Japão por 2 a 1

25/06/2019 19h06

Rennes, França, 25 Jun 2019 (AFP) - A Holanda se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo feminina nesta terça-feira ao vencer o Japão por 2 a 1, com dois gols de Lieke Martens, o segundo de pênalti, no último minuto de jogo.

Em partida disputada em Rennes, Martens abriu o placar aos 17 minutos, mas o Japão empatou no fim do primeiro tempo (43) por meio de Yui Hasegawa.

Na reta final, no momento em que as asiáticas atacavam mais, criando várias chances de gol, um toque de mão na área, provocou o pênalti que deu a classificação para as holandesas, que vão enfrentar a Itália nas quartas de final.

A vitória da Holanda foi bastante suada. Depois de terem dominado amplamente no início da partida, as holandesas viram o Japão retomar pouco a pouco o controle do jogo.

Yui Hasegawa empatou pouco antes do intervalo ao tocar a bola por cima da goleira Sari van Veenendaal, após um passe de Mana Iwabuchi.

As japonesas cresceram no segundo tempo e passaram a dominar a partida. Hima Sugita poderia ter marcado (79) mas seu chute foi para fora.

A surpresa veio nos últimos segundos do tempo regulamentar quando foi marcado o pênalti a favor da "Oranje" após o toque de mão da capitã Kumaga na área. Mertens chutou no canto esquerdo e definiu o placar.

A jogadora comemorou efusivamente e se mostrou otimista apó o jogo: "Estamos muito felizes, escrevemos uma página histórica, mas não acabou. Esperamos surpreender de novo na próxima partida", disse a craque holandesa, eleita melhor jogadora da Uefa e da Fifa em 2017.

Com o resultado, a Holanda se vingou do Japão, que a havia eliminado nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2015, no Canadá, e conseguiu sua primeira classificação para as quartas em Copas do Mundo.

Já as japonesas, finalistas na Copa de 2015 e campeãs no Mundial da Alemanha em 2011, desta vez foram eliminadas cedo.

-- Jogos das quartas de final da Copa do Mundo feminina 2019:

Quinta-feira, 27 de junho

Noruega - Inglaterra (16h00)

Sexta-feira, 28 de junho

França - Estados Unidos (16h00)

Sábado, 29 de junho

Itália - Holanda (10h00)

Alemanha - Suécia (13h30)

bur/dep/bfi/iga/aam