Topo

Brasileira conquista seu quartou ouro mundial em águas abertas

17/07/2019 12h02

Yeosu, Coreia do Sul, 17 Jul 2019 (AFP) - A brasileira Ana Marcela Cunha, uma das grandes estrelas da natação em águas abertas, conquistou seu quarto título mundial e a décima medalha em Mundiais, nesta quarta-feira na Coreia do Sul, ao garantir o ouro nos 5 quilômetros de Gwangju-2019.

A nadadora de Salvador, de 27 anos, terminou a prova nas águas de Yeosu com um tempo de 57 minutos e 56 segundos, um segundo à frente da francesa Aurélie Muller, que já foi vice-campeão nesta distância há dois anos em Budapeste.

A medalha de bronze foi para a americana Hannah Moore.

"Com esta vitória, Ana Marcela torna-se a maior campeã da história das maratonas aquáticas (em Mundiais), superando a holandesa Edith Van Dijik, que tinha exatamente as mesmos nove medalhas que Ana Marcela antes da prova de hoje, 3 ouros, 2 pratas e 4 bronzes", destacou em sua conta no Twitter a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Seus três outros ouros foram conquistados na mesma distância, nos 25 km em águas abertas em Xangai-2011, Kazan-2015 e Budapest-2017.

A prova dos 25 quilômetros em águas abertas de Gwangju-2019 será no sábado e Ana Marcela Cunha defenderá seu título mundial.

A distância de 5 km em águas abertas não faz parte do programa olímpico, por isso não valeu passagens para Tóquio-2020.

Ana Marcela Cunha terminou em quinto no fim de semana a prova dos 10 quilômetros, a única distância olímpica em águas abertas. Assim, qualificou-se para a competição no Japão no próximo ano.

Para o Brasil, a sua foi a primeira medalha no Mundial de Esportes Aquáticos, que começou na sexta-feira passada e vai até dia 28 deste mês.

bur/dr/psr/mr