Topo

Conmebol suspende Messi por um jogo por expulsão contra o Chile na Copa América

23/07/2019 21h46

Asunción, 24 Jul 2019 (AFP) - A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) suspendeu Lionel Messi por um jogo e aplicou uma multa de 1.500 dólares ao astro argentino pela expulsão contra o Chile, na disputa pelo terceiro lugar da Copa América Brasil-2019, informou a organização nesta terça-feira.

De acordo com o Tribunal de Disciplina da Conmebol, Messi vai cumprir "uma partida de suspensão automática" e a decisão não permite recurso de apelação por parte da Associação de Futebol da Argentina (AFA).

A suspensão automática vai privar o camisa 10 de ser considerado pela seleção argentina para a primeiro jogo das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Catar-2022, prevista em março de 2020.

A sanção torna estrita referência ao cartão vermelho que o capitão albiceleste e seu adversário chileno, o zagueiro central Gary Medel, receberam aos 35 minutos após um encontrão entre os dois na partida que valia o terceiro lugar e que foi disputada em São Paulo e a Argentina ganhou por 2 a 1.

Mas o Tribunal não se pronunciou sobre as fortes declarações de Messi após esse jogo acusando a Conmebol de corrupta e de favorecer o Brasil com a arbitragem para que fosse o campeão do torneio.

"Infelizmente a corrupção, os árbitros e tudo isso não permite que as pessoas desfrutem do futebol, do 'show' e o estraga um pouco", havia dito o astro à imprensa.

"Acho que não há dúvida de que o Brasil vai ser campeão. Lamentavelmente acho que está armada para o Brasil. Tomara que os árbitros e o VAR não interfiram", afirmou.

"Acho que a expulsão aconteceu por causa do que eu disse. Minhas palavras tiveram repercussão, mas é preciso ser sempre sincero. Sou honesto", acrescentou o craque.

A sanção a Messi se tornou pública horas depois de a Conmebol anunciar a retirada de Claudio Tapia, presidente da AFA, do Conselho da Fifa, devido às fortes críticas que fez à entidade sul-americana logo depois da partida que a Argentina perdeu por 2 a 0 para o Brasil nas semifinais da última Copa América.

"As considerações do Sr. Tapia questionam a Confederação Sul-Americana de Futebol, a Confederação Brasileira de Futebol, a Copa América e as diversas competições organizadas pela Conmebol por um conjunto de reclamações de diferente natureza", disse a Conmebol.

cl/aam