Topo

PSG tira do Barça a jovem promessa Xavi Simons, holandês de 16 anos

23/07/2019 18h29

Paris, 23 Jul 2019 (AFP) - Xavi Simons, uma jovem promessa de 16 anos das categorias de base do Barça, apontado como futuro craque, assinou nesta terça-feira com o Paris Saint-Germain, anunciou o clube francês.

"O meia holandês assinou um contrato profissional até o dia 30 de junho de 2022", informou o PSG nas redes sociais.

Este jovem jogador de longos cabelos encaracolados chega ao PSG após anunciar nas redes sociais - nas quais tem 1,7 milhões de seguidores - que estava deixando o Barça, mas sem dizer para onde.

O adolescente holandês recusou a oferta do Barcelona: um salário anual de 200.000 euros, uma soma estratosférica para um jogador da Masía, o centro de formação do Barça, e a promessa de chegar rapidamente à filial azulgraná, segundo o jornal Mundo Deportivo.

O jovem, cujo agente é o influente Mino Raiola - representante de nomes como Paul Pogba, Zlatan Ibrahimovic, Mario Balotelli e Marco Verratti - foi seduzido pela oferta do PSG, segundo a imprensa catalã.

A expectativa é de que o PSG escale Simons na Youth League, o equivalente à Liga dos Campeões das categorias de base.

"Hoje é um dia complicado para mim porque ninguém gosta de se despedir e pior ainda quando tem que dizer adeus àquela que foi sua casa, sua família e sua vida desde as primeiras lembranças", escreveu o jovem meia em sua conta do Twitter.

"Nunca me esquecerei de quando vesti pela primeira vez a camisa do Barça há nove anos", acrescentou.

- Atrito entre PSG e Barça -As relações entre o Paris Saint-Germain e o Barcelona andam tensas há duas temporadas: o clube catalão nunca aceitou totalmente que o PSG, a quem acusa de doping financeiro, pagasse a cláusula de rescisão de 222 milhões de euros para contratar Neymar no verão (europeu) de 2017.

A equipe liderada por Lionel Messi se apressou então a comprar o meia holandês do Ajax Frenkie De Jong por 75 milhões de euros, que também era cobiçado pelo PSG.

E agora Neymar dá a entender que gostaria de voltar ao Barcelona, que teria oferecido ao PSG uma troca do brasileiro por Philippe Coutinho e Ousmane Dembélé ou Ivan Rakitic, assim como 40 milhões de euros, segundo o jornal L'Équipe e vários veículos da mídia espanhola. Uma proposta inaceitável para os dirigentes parisienses.

Mas, diante da mídia, o Barça se mostra discreto, como fez o vice-presidente azulgraná Jordi Cardoner recentemente: "O presidente (Josep Maria Bartomeu) já disse. Não há caso Neymar (...) Parece que o jogador não está à vontade lá mas nos não avaliamos".

pgr/mcd/aam