Esporte

Joanna domina Gadelha, faz as pazes com rival e amplia 'zica' brasileira no UFC

08/07/2016 23h24

A luta principal do TUF Finale 23 carregou a maior rivalidade do MMA feminino da atualidade para dentro do octógono do UFC nesta sexta-feira (8). Depois de dividirem o comando do reality show por 60 dias, Claudia Gadelha e Joanna Jedrzejczyk finalmente fizeram a revanche do confronto realizado em dezembro de 2014, quando a polonesa venceu por pontos. Desta vez, com o clima de guerra declarado, a campeã manteve seu cinturão e não deixou dúvidas de sua superioridade.

Em um ritmo de combate que se fez necessário dado o estilo antagônico das lutadoras, as duas melhores pesos-palhas (52 kg) do mundo deixaram tudo no octógono desde o início. Enquanto a brasileira partia para encurtar a distância com cruzados que abriam caminho para suas quedas, a campeã alternava chutes baixos, sequências de jabs e defesas de quedas à base de muita esgrima junto a grade.

A dinâmica, como esperado, consumiu explosão e isometria das protagonistas da noite, e como resultado ficou claro a queda de rendimento da brasileira, que a cada investida mal sucedida, diminuía o ritmo e se tornava um alvo mais fixo, justamente na frente de uma ex-campeã mundial de muay thai. O equilíbrio dos rounds iniciais não durou muito.

Já mancando no terceiro round, Gadelha ainda encontrou forças para derrubar Joanna três vezes, que sempre encontrava uma brecha para levantar e fazer uso de seu melhor preparo físico. Em pé, o estilo caçador passou a entrar em alção e, andando para trás, a brasileira perdeu poder nas quedas e precisou administrar a pressão e os potentes golpes da oponente.

No quarto round, quando perdia por dois a um (venceu apenas a primeira etapa), a atleta da Nova União tima uma tarefa árdua. Precisava se expor para reverter o resultado, enquanto sabia que isso, aliado ao cansaço, abriria caminho para os precisos golpes da arquirrival. Dito e feito, Joanna, mais calma do que de costume, exibiu todo o reportório de cruzados, uppers, ganchos, chutes e movimentação lateral que impuseram vitória consistente na decisão dos jurados.

No quinto e último assalto, mais do mesmo; volume de golpes e precisão garantiram a manutenção da invencibilidade da polonesa, que emplacou nova derrota e perda de cinturão ao Brasil, que depois da derrota de Rafael dos Anjos na última quinta, não tem nenhum campeão no evento.

“Eu quero dizer que respeito Claudia Gadelha, como eu disse, ela é a número um e eu sou a campeã. Me desculpe por tudo”, surpreendeu a polonesa, antes de ouvir o lado da brasileira. “Eu respeito Joanna como campeã. é muito importante lutar, ser campeã, mas o mais importante está aqui , sendo humilde”, decretou, encerrando, ao menos por enquanto, a rivalidade

Confira os resultados do TUF Finale 23

Joanna Jedrzejczyk venceu Claudia Gadelha por decisão unânime;
Andrew Sanchez venceu Khalil Rountree por decisão unânime;
Tatiana Suarez finalizou Amanda Cooper no 1º round;
Will Brooks venceu Ross Pearson por decisão unânime;
Doo Ho Choi nocauteou Thiago Tavares no 1º round;
Joaquim ‘BJJ’ Neto nocauteou Andrew Holbrook no 1º round;
Gray Maynard venceu Fernando ‘Açougueiro’ por decisão unânime;
Matheus Nicolau venceu John Moraga por decisão dividida;
Josh Stansbury venceu Cory Hendricks por decisão majoritária;
Cezar ‘Mutante’ venceu Anthony Smith por decisão unânime;
Kevin Lee nocauteou Jake Matthews no 1º round;
Li Jingliang nocuteou Anton Zafir no 1º round.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo