Esporte

Cyborg achou que tinha morrido ao acordar após cirurgia no crânio

Ag. Fight

03/08/2016 09h00

Cyborg está se recuperando da cirurgia em casa - Acervo Pessoal

Evngelista ‘Cyborg’ está se recuperando da cirurgia em casa – Acervo Pessoal

A lesão sofrida por Evangelista ‘Cyborg’ durante a luta contra Michael Page no Bellator 158 impressionou o mundo do MMA. Depois de passar por horas de cirurgia para reconstruir o osso do crânio que foi afundado pelo golpe do adversário, o brasileiro passa bem e já faz planos para o futuro. Mas essa positividade não foi algo presente durante todo o processo, isso porque ele chegou a achar que tinha morrido durante o procedimento.

Em entrevista a AG. Fight, Cyborg contou que logo após acordar da anestesia aplicada para a realização da cirurgia, ainda grogue, achou que as coisas tinham dado errado e que o pior tinha acontecido. O lutador foi operado no centro Memorial Hermann, na cidade do Texas (EUA), por um conjunto de profissionais especialistas em face e olhos em conjunto com neurologistas.

“Os médicos estavam falando comigo e de repente eu percebi que estava acordando. Eles estavam voltando pro meu quarto empurrando a maca e eu pensei: 'Será que eu dormi ou só cochilei?’. Lembrei que era meio-dia a cirurgia e eu olhei no relógio na parede e já eram 8h30 da noite. Ai pensei: 'Deve ser a morte’. De meio-dia até 8:30 da noite passou como um segundo. Eu não sabia o que estava acontecendo. Se eu tivesse morrido, nem sabia porque estava tudo confuso”, revelou o lutador.

A cirurgia de Cyborg teve duração de sete horas e todo um sistema de reestruturação e reconstrução da parte frontal do seu crânio foi feita. Isso porque a joelhada desferida contra sua cabeça durante a luta acertou em cheio sua testa, fazendo com que seus ossos se quebrassem em fragmentos, tendo a cirurgia como única forma de recuperação.

Passado o susto, o veterano já está cheio de vontade de voltar aos treinos, embora garanta que está determinado a seguir as recomendações dos médicos para garantir uma recuperação perfeita. ele contou que os três primeiros dias de pós-operatório foram os mais difíceis e que ainda não retornou ao hospital para fazer a retirada dos pontos e a realização de novos exames, mas que tudo será feito na próxima semana de acordo com as orientações médicas.

“Os médicos é que vão determinar o tempo que eu vou ficar parado. Eles vão observar minha recuperação e de acordo com os exames determinar um tempo certo para eu voltar. Se dependesse de mim, eu já queria voltar em três meses para treinar e em seis para lutar. Mas eu prefiro seguir a orientação médica do que seguir a minha própria orientação. Tem hora que não dá pra você seguir a sua orientação emocional, você tem que obedecer o profissional. Com certeza eu vou ter que ter um pouco mais de cuidado e cautela quando eu voltar. Por melhor e mais bem sucedida que seja uma cirurgia, nunca mais fica igual o local que foi reparado. Por mais que você se proteja, você vai acabar sofrendo algum golpe naquele lugar que está vulnerável”, revelou.

Cyborg lutou no dia 16 de julho e só foi operado 11 dias depois. Isso porque o evento aconteceu na Inglaterra e o brasileiro quis passar pelo procedimento mais perto de onde mora, nos Estados Unidos. Fundos de ajuda monetária para custear a cirurgia do lutador foram levantados, mas o próprio Bellator se ofereceu para custear todos os procedimentos necessários. Cyborg decidiu destinar o dinheiro arrecadado para aperfeiçoar um centro de ajuda a menores trabalhadores de ruas na cidade em que nasceu, Rondonópolis, no Brasil.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo