Topo

UFC podia ter evitado que Brock Lesnar lutasse dopado; entenda

08/08/2016 14h55

Brock Lesnar derrotou Mark Hunt no UFC 200 - Diego Ribas

Brock Lesnar derrotou Mark Hunt no UFC 200 – Diego Ribas

Cinco dias após Brock Lesnar derrotar Mark Hunt no UFC 200, o Ultimate foi informado pela USADA (agência americana de controle antidopagem) que o ex-campeão peso-pesado havia sido flagrado em um exame feito mais de uma semana antes do evento. No entanto, a entidade poderia ter conseguido o resultado do teste antes do show e evitado uma luta com um atleta dopado.

De acordo com uma publicação do site ‘MMA Fighting’, a amostra de Lesnar foi enviada para o UCLA Olympic Analytical Laboratory e poderia ter sido reavida antes do evento. Segundo o diretor do laboratório, Anthony Butch, os resultados dos testes podem ser entregues para qualquer lugar em apenas dois dias, mediante o pagamento de uma taxa extra que varia de 35 a 450 dólares (cerca de R$ 110 a R$ 1,4 mil).

Além disso, o fato do UFC ter livrado Lesnar da política que obriga todos os lutadores que estão retornando de aposentadoria notifiquem a organização quatro meses antes do retorno, de forma que possam estar disponíveis para testes aleatórios neste período, deixa a situação ainda mais complicada. Uma vez que uma exceção a essa regra, prevista no próprio regulamento da entidade, livrou o gigante americano do compromisso, todo cuidado era pouco para evitar um doping indesejado – Brock havia deixado o Ultimate e estava atuando apenas no WWE.

Nos últimos meses, diversos atletas foram flagrado em exames antidoping além de Lesnar. Entre eles estão nomes de peso como Frank Mir, Jon Jones, Yoel Romero, BJ Penn e Chad Mendes.