Topo

Contrato 'abusivo' de Nate Diaz com UFC fez advogado ter ideia de criar associação de lutadores

16/08/2016 12h52

Diversos lutadores criticaram a conduta do UFC com os atletas - Diego Ribas

Diversos lutadores criticaram a conduta do UFC com os atletas – Diego Ribas

Na última quinta-feira (11), uma nova organização, comandada por nomes influentes no esporte mundial, foi criada e anunciada com o intuito de unir os lutadores do UFC. E visando ajudar os atletas a terem melhores condições de trabalho na entidade, a ideia de criar a associação surgiu justamente depois que um de seus líderes viu um contrato ‘abusivo’ do Ultimate.

Famoso por ter agenciado grandes astros do baseball, Jeff Boris é um dos principais nomes da 'The Professional Fighters Association' e foi dele que partiu a ideia de unir os lutadores. Em conversa no programa ‘The MMA Hour’ na última segunda-feira (15), o advogado contou que foi após ver o contrato oferecido a Nate Diaz para o duelo contra Conor McGregor no UFC 196 – evento realizado em março passado – que percebeu que os lutadores precisavam se juntar para buscar seus direitos.

“Era janeiro e o Lloyd Pearson tinha acabado de acertar o primeiro contrato para a luta entre McGregor e Nate Diaz. Ele chegou para mim e pediu para eu dar uma olhada no contrato. Então, eu li e não pude acreditar no que estava escrito ali. Eu disse para ele: ‘Isso aqui não é válido, isso não é viável, não vai rolar, é preciso mudar’. E ele me respondeu: ‘Essa é a forma que o UFC conduz seus negócios’. Então eu comecei a pesquisar mais e mais sobre o assunto”, contou.

Com o apoio de diversas organizações esportivas como a 'Major League Baseball Players Association' (MLBPA), a 'NFL Players Association', a 'National Hockey League Players Association' (NHPLA), a 'NBA Players Association' e a 'Major League Soccer Players Union' (MLSPU), a nova organização busca ser reconhecida como um sindicato através do pacto 'National Labor Relations Act' (NLRA).