Topo

"Brodinho" perde, e Brasil passa em branco no UFC Alemanha

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

03/09/2016 14h41

O card preliminar evento do UFC realizado neste sábado (3), em Hamburgo na Alemanha, contou com duelos monótonos e pouco movimentados para a plateia alemã. E para a torcida brasileira, a notícia ruim é que os nossos dois representantes perderam e engataram dois revezes seguidos cada no evento.
 
Quarta luta da noite, Leandro Issa, o 'Brodinho', partiu com tudo para o clinche e buscou quedas contra o francês Taylor Lapilus durante os primeiros quatro minutos de ação. No entanto, sem êxito, o brasileiro cansou e se tornou um alvo fixo nos instantes finais e por pouco não beijou a lona.
 
Na segunda etapa, o parceiro de treinos de Conor McGregor voltou mais consciente e dominou o centro do cage, ciente do cansaço do rival. Desta forma, Lapidus puniu Brodinho como resposta a todas as suas investidas e deixou o especialista em jiu-jitsu completamente perdido.
 
Sob vaias da torcida, o brasileiro voltou a insistir nas quedas, o que deixou o combate novamente sem emoção e terminou por queimar o resto de energia de seus braços. Por garantia, o francês preferiu não arriscar a apenas levou o triunfo para casa por decisão unânime dos jurados.
 
Luta fraca
 
Embora talentoso e completo, Leandro 'Buscapé' costuma adotar postura pouco ofensiva e baseada no contragolpe, o que torna suas disputas monótonas quando o rival decide não colaborar no quesito agressividade. E foi assim que a disputa contra o russo Rustam Khabilov foi desenhada na primeira luta do card.
 
Esperando o melhor momento para derrubar, o atleta russo apenas controlou o centro do octógono e parecia levar a melhor no round inicial até que Buscapé encontrou em direto de esquerda seguido de uma queda que o garantiu a vantagem nos instantes finais.
 
Nos demais rounds, porém, o brasileiro foi apático e pouco efetivo, sempre esbarrando no mais estratégico rival que fez apenas o necessário para garantir a melhor nas parciais dos juízes com quedas par "roubar" os rounds. Luta fraca, decidida nos detalhes, e que deixa Buscapé em perigo após o segundo tropeço seguido no octógono.
 
Estreia venezuelana
 
Atleta mais nova do UFC, Veronica Macedo, de 20 anos, estreou no evento com cartel invicto e promissor. Dona de um taekwondo afiado, a venezuelana abusou dos chute diante da experiente rival Ashlee Evans-Smith, mas pagou pela falta de experiência.
 
Menor, mais leve e com brechas em seu jogo, a promissora atleta foi clinchada e anulada sistematicamente pela americana, que no chão garantiu o castigo necessário para obrigar o árbitro a interromper a disputa no terceiro e último assalto.
 
Empate
 
Os pesos-pesados Jarjis Danho e Christian Colombo só não arrancaram vaias da torcida alemã graças à paciência dos presentes. Depois de darem tudo de si no primeiro round e não terminarem a disputa, os rivais se cansaram, abusaram da catimba nos clinches e provaram mais uma vez que essa divisão é uma das mais carentes do MMA mundial. No final, como pior resultado possível, dois dos árbitros apontaram empate.
 
Confira os resultados do UFC Alemanha:
 
Jessin Ayari venceu Jim Wallhead por decisão dividida;
Peter Sobotta venceu Nicolas Dalby por decisão unânime;
Ashlee Evans-Smith nocauteou Veronica Macedo no 3º round;
Taylor Lapilus venceu Leandro 'Brodinho' por decisão unânime;
Jarjis Danho e Christian Colombo empataram;
Jack Hermansson venceu Scott Askham por decisão unânime;
Rustam Khabilov venceu Leandro 'Buscapé' por decisão unânime.